Com quase um mês de duração a XVIII Gincana de Integração do Khalil Zaher (GINKZ) arrecadou cerca de duas toneladas de alimentos. Os mantimentos foram doados na última quinta-feira (21-03), para cinco entidades assistenciais de Rondonópolis: Grupo Fraterno Francisco de Assis, Lar dos Idosos, Lar Cristão, Recanto dos Idosos e Associação de Voluntárias de Rondonópolis em Combate ao Câncer (Avroc).
A gincana tem o objetivo de integrar os alunos novos, socializar as turmas e incentivar a solidariedade. O evento contou com diversas atividades, além da doação de alimentos. A corrida pela arrecadação iniciou-se no dia 22 de fevereiro e a Equipe Vermelha (formada pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio e 7ºs A e B do Ensino Fundamental) sagrou-se campeã.
Entre a atividades, o destaque foi o Dia do Brega, onde os alunos trajaram-se de brega seguindo a imaginação. A brincadeira valeu ponto, contando com corpo de jurados que apontou o casal mais brega da escola. Os estudantes foram divididos em quatro equipes: azul, verde, vermelho e amarelo.
De acordo com a coordenadora dos anos iniciais, professora Maura Auxiliadora da Silva, a gincana é tradição na escola e além da intenção social, tem o propósito de integrar os alunos, como o nome sugere. “É uma forma de envolver as crianças que chegam à escola agora com os já existentes aqui”, explicou.
No ato de entrega, a voluntária da Avroc, Maria Inês Soares Gloss, disse que os alimentos irão ajudar muitas pessoas portadoras de câncer, que estão se recuperando de tratamento e precisam se alimentar bem. “Com certeza o que os alunos do Khalil fizeram é uma ato abençoado por Deus”, afirmou a voluntaria.
Segundo a diretora do Centro Educacional Khalil Zaher, Mara Zaher, a GINKZ além de integrar os alunos, proporciona o despertar do sentimento solidário nos estudantes. “Fazemos essa Gincana há 18 anos, o envolvimento das crianças e dos adolescentes nas provas relâmpagos durante a semana, no Dia do Brega, na arrecadação dos alimentos e no dia da Gincana é gratificante, porque estamos ensinando como lidar com as diferenças, administrar conflitos e ver o próximo além de si mesmo, isso é formação integral de um cidadão de bem”.