O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Valdecir Luiz Colle, o “Chiquinho”, se reuniu, ontem, no Palácio Paiaguás com o vice-governador, Chico Daltro, prefeitos de Jaciara, São Pedro da Cipa e várias lideranças da região do Vale de São Lourenço, para buscar uma solução, devido ao fechamento da usina Jaciara. Conforme Chiquinho, a situação é caótica e de desespero para as famílias dos desempregados. A economia dos municípios depende das Usinas Jaciara e Pantanal.

O grupo Naoun, proprietário das usinas Jaciara e Pantanal, com sede na cidade de Anápolis, em Goiás, anunciou o fechamento da usina, alegando estratégias de mercado. O grupo tem empresas em diversos estados, incluindo Mato Grosso. A usina em Jaciara já produziu mais de dois milhões de litros de álcool, gerando mais de cinco mil empregos diretos indiretos. Este ano corre risco de não colher a safra.

Leia também:  MPE realiza encontro para discutir a atuação da instituição na defesa das crianças e adolescentes

O vice-governador Chico Daltro disse que o governo estadual está empenhado em busca de uma solução rápida para o problema que afeta toda a região do Vale do São Lourenço. Ele frisou que a decisão é especial e o passo mais importante agora é encaminhar a questão às autoridades representativas do Ministério Público, OAB, Tribunal de Justiça e depois reunir as equipes em Anápolis. Na próxima terça-feira, as lideranças da região vão se reunir em Jaciara com os promotores para tratar do assunto.

Na ocasião, Daltro assegurou que o governo vai encaminhar na próxima segunda-feira, 1,5 mil cestas básicas para as famílias dos desempregados. “A nossa maior preocupação é com o reflexo social e econômico diante do desemprego de milhares de famílias”.

Leia também:  Governo paga salários dos servidores da ativa

O prefeito de Jaciara, Ademir Gaspar de Lima, disse que o município depende totalmente da economia da cana de açúcar. “É uma situação de desespero para as famílias que vivem lá e a prefeitura não tem como socorrer a todos. “Estamos diante de um desafio, temos que tomar medidas urgentes”.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.