O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) abrem, segunda-feira (4), o período de inscrição para cinco mil vagas de cursos de qualificação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PróJovem Trabalhador), que serão ofertadas em 14 municípios de Mato Grosso.

As inscrições acontecem de maneira simultânea, até o dia 22 de março, nos municípios de Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Colíder, Guarantã do Norte, Matupá, Pontes e Lacerda, Poconé, Primavera do Leste, Rosário Oeste, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Podem participar do ProJovem Trabalhador, pessoas entre 18 e 29 anos, desempregadas, pertencentes a famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo. Os jovens podem estar cursando ou ter terminado o Ensino Fundamental ou Médio.

Leia também:  Caminhoneiros cogitam bloquear no dia 1° as rodovias federais 163, 070 e 364

No ato da inscrição, será necessário apresentar RG, CPF, Número de Inclusão Social (NIS) ou o Número do Programa de Integração Social (PIS), Título de Eleitor e, para homens, o comprovante de quitação das obrigações militares. As inscrições serão feitas nas agências do Sine de cada município ou nas secretarias municipais de Assistência Social.

Os cursos oferecidos terão 350 horas de qualificação profissional e social. As qualificações terão disciplinas obrigatórias, comuns a todos os sete arcos ocupacionais, além de conhecimentos específicos na área de Administração, Alimentação, Serviços Pessoais, Construção e Reparos, Serviços Domésticos, Telemática e Turismo e Hospitalidade.

Aos participantes do ProJovem Trabalhador será concedido ainda transporte coletivo, material didático e escolar, camisetas, lanche e seis meses de bolsa-auxílio no valor de R$ 100 mensais. Os cursos do programa serão executados pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Leia também:  Após quase 40 anos, escola estadual de Poconé terá quadra poliesportiva

“Oportunidade de inclusão ao mundo do trabalho, como forma de ascensão social e melhoria da qualidade de vida da nossa juventude. Este é o objetivo do ProJovem Trabalhador e a meta do Governo do Estado”, disse a primeira-dama e secretária da Setas-MT, Roseli Barbosa.

Outras informações sobre o ProJovem Trabalhador podem ser obtidas pelos telefones 65 3613-5750 ou 65 3613-5779.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.