Uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal de Primavera do Leste, liderada pelo presidente Estaniel Pascoal Alves da Silva (PSD), se reuniu na tarde de quarta-feira (20) com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL-MT), deputado estadual José Riva (PSD). O encontro aconteceu no gabinete do chefe do legislativo mato-grossense para construir uma parceria que vai garantir muitas melhorias para o município, aproveitando para reformular informações sobre os aspectos econômicos e sociais.

Os vereadores buscaram saber de José Riva sobre o projeto em tramitação na Assembleia Legislativa para a implantação da Polícia Regional Civil em Primavera do Leste, que atualmente é sediada em Rondonópolis e o convidaram para participar do 1º Fórum Municipal de Segurança Pública e Cidadania, que será realizada hoje, quinta-feira (21), na Câmara Municipal.

Sobre a proposta em tramitação, o presidente do legislativo estadual disse que o projeto já foi lido em plenário. “O deputado Ondanir Bortolini, o Nininho, trabalhou muito nesse projeto e apoiamos a implantação da Polícia Regional Civil em Primavera do Leste. Queremos votar ainda nesta semana” – garantiu Riva.

Leia também:  Vereador acompanha mutirão de recuperação no Parque Universitário

O presidente do legislativo municipal, Estaniel Pascoal, formalizou três pedidos a José Riva. Dois na área de segurança: a construção de uma  Base Comunitária de Segurança no bairro Primavera III, e um ponto de apoio composto pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar para o Espaço Olímpico “Vô Pedro Viana”, conhecido como “Lagoa”.  O terceiro pedido foi que o deputado viabilize a construção de um novo espaço para o Instituto Memória, para uma área externa da Câmara. Hoje o Instituto está instalado no subsolo do prédio da Câmara e tem o acesso de visitantes dificultado, e impróprio aos portadores de deficiência física.

De acordo com Estaniel Silva, a cidade cresceu muito nos últimos anos e o bairro Primavera III, distante 10 km do centro, conta atualmente com dez mil moradores. “À distância e índice demográfico do local dificultam a prevenção e ação policial, ficando os moradores à mercê da violência”, explicou. Além do mais, a implantação da Base Comunitária de Segurança vai permitir mais ações do setor para a população, pois englobam além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e atividades sociais aproximando o cidadão, e principalmente as crianças dos órgãos de segurança. Já são contempladas com tais unidades, além de Cuiabá, as cidades de Várzea Grande, Tangará da Serra, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop.

Leia também:  Pátio deve chamar Celson para ser interlocutor com a Câmara

Os vereadores detalharam a José Riva que o Espaço Olímpico ‘Vô Pedro’ tem 1.100 metros de água linear, sendo o melhor do Brasil e recebe anualmente a competição brasileira de canoagem.

“O espaço foi inaugurado no ano passado e tem um intenso movimento diário e por isso, precisamos de um ponto de apoio de segurança, principalmente à noite”, argumentou o presidente da Câmara Municipal, destacando que além da Polícia Militar, poderá permanecer no ponto um soldado do Corpo de Bombeiros para fiscalizar a prática irregular de banho no local, bem como atuar como socorrista.

Sobre a construção de um novo prédio do Memorial Pascoal enfatizou que é necessário proporcionar acessibilidade a todos os moradores da cidade ao ambiente, o qual hoje já guarda e preserva documentos históricos do município. “Contamos com o Instituto Memória Nívea Denardi, que já não comporta mais os arquivos, bem como não garante acesso aos portadores de necessidades especiais”, afirmou Estaniel Pascoal.

Leia também:  MPE realiza novas oficinas dentro do programa de atualização do Plano Diretor

Riva considerou as reivindicações importantes para a população e afirmou que trabalhará para atendê-las. Lembrou que já conhece o Memorial e elogiou a estrutura existente hoje, reconhecendo que em um prédio com acesso externo, possibilitará uma participação maior da população de Primavera do Leste.

Também participaram da reunião, os vereadores Edgar dos Santos (PDT), Paulo Donin (PDT), Antônio Marcos ‘Pirú’ (PP), Josafá Barbosa (PP), Leonardo Bortolin (PSD), Ademar Sabadin (PT), e o delegado da Polícia Civil da cidade, Percival de Paula.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.