Agora MT Política Vice-prefeito vai a Belo Horizonte conhecer modelo de gestão
POLíTICA

Vice-prefeito vai a Belo Horizonte conhecer modelo de gestão

Fonte: Da redação com assessoria
VIA

Dar o prosseguimento ao processo de implantação de ferramentas para  modernização da gestão em Rondonópolis, visando a melhoria na prestação de serviços e a satisfação do cidadão. Com este objetivo o vice-prefeito, Rogério Salles, na próxima terça-feira (19) irá Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, conhecer in loco o modelo e os resultados da experiência mineira, iniciada em 2003, com o choque de gestão implementado pelo ex-governador Aécio Neves, que resultou na melhoria da gestão do Estado.

Na capital mineira, Rogério se reunirá com técnicos da secretaria mineira de Planejamento e Gestão (Seplag). “Vamos dedicar a próxima semana para conhecer in loco, sentir de perto como foi todo o processo de modernização da gestão implantado em Minas. Um modelo que deu resultado, tornou-se referência para todo o país, pois mostrou que é possível promover a reorganização da máquina pública e estabelecer um planejamento estratégico para ampliar os investimentos, além de proporcionar uma melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o vice-prefeito.

Rogério disse que a prefeitura de Rondonópolis encontra-se hoje totalmente defasada. “Um dos nossos compromissos assumidos com a população foi o de melhorar a prestação de serviço e a relação da prefeitura com o cidadão. Mas, com a estrutura atual isso fica praticamente impossível, pois está defasada em todos os sentidos e aquém das necessidades atuais da cidade. Precisamos inovar, investir na modernização  de toda a estrutura. Da forma que está não tem como continuar, sob o risco de comprometer o nosso desenvolvimento”, frisou.

Diante do quadro precário da estrutura da prefeitura, ele conta que desde o início do mandato, a pedido do prefeito Percival, tem feito estudos para encontrar ferramentas de planejamento, inovação e modernização da máquina pública. “Esta visita é mais um passo para tornar esse nosso desejo em realidade, enfim para avançarmos em direção à implantação na administração um modelo de metas e de avaliação por resultado”, salientou Rogério.

Ele acrescentou que é extramente necessário investir na modernização e profissionalização da gestão pública. “E essa visita contribuirá, também, para fazermos contatos e buscar possíveis parceiros para nos dar assessoria nesse processo de reverter o modelo atual, burocrático, moroso em uma nova modalidade de gerenciamento focada em resultados”.

Rogério destaca, ainda, que quer aproveitar a visitar para conhecer mais sobre a política de recursos humanos adotada pelo governo mineiro, que incorporou o conceito de meritocracia, fez a  reestruturação dos planos de carreiras e promoveu a valorização contínua do servidor. “Vamos aproveitar para identificar empresas de renome, que tem experiência na reestruturação de plano de carreiras, que é o que estamos fazer neste momento, para corrigir as injustiças e distorções que o nosso modelo atual permite”.

Benefícios

Os números de Minas Gerais na última década comprovam isso: no saneamento, dobrou sua rede de coleta de esgoto; na Educação, os alunos mineiros se mantêm na liderança de índices nacionais de avaliação como o Ideb e até mesmo nas Olimpíadas de Matemática; na Saúde, a taxa de mortalidade infantil vem caindo progressivamente e em ritmo constante desde 2003, fruto de programas de apoio à Atenção Primária – aumento de 48,4% para 76% na cobertura populacional pelo Saúde da Família – e a descentralização do atendimento, por meio do aporte de recursos do Tesouro do Estado em hospitais regionais que atendem pelo SUS.

Todos esses avanços sociais atrelados a uma economia que se fortaleceu e se diversificou. Nos últimos anos, Minas Gerais bateu recordes de atração de investimentos privados e gerou mais emprego que a média nacional.

Relacionadas

Itamaraty diz que governo acompanha eleições na Venezuela com expectativa e preocupação

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota nesta terça-feira (26) em que afirma acompanhar com "expectativa e preocupação" o processo eleitoral na Venezuela....

Audiência Pública será realizada na próxima segunda (1º) para conscientizar pessoas idosas sobre fraudes

A Câmara Municipal de Rondonópolis irá realizar na próxima segunda-feira (1º), às 19h, uma Audiência Pública para discutir sobre denúncias de fraudes nos empréstimos...

Projetos querem alterar lei para proibir prisão de quem vive sem trabalhar e não pode se sustentar

Pelo menos três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional pedem para revogar o trecho da Lei de Contravenções Penais, de 1941, que...

Vereador Adonias pede a implantação do Projeto Escola Amiga dos Animais em Rondonópolis

Está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), na segunda-feira (25), para instituir na Rede Municipal de...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas