Divulgação
Divulgação

Existem diversas substâncias em nosso organismo que são produzidas de forma natural e que se em níveis normais não causam nenhum tipo de problema, porém quando muito elevadas podem trazer sérios riscos. Pensando nisso é que hoje falaremos sobre o ácido úrico e tudo aquilo que você precisa saber sobre ele.

O ácido úrico, como já foi comentado acima, é uma substância que produzimos naturalmente, mas que muitas vezes possui as suas taxas elevadas e isso se torna um problema.

Esta substância é produzida em nosso organismo através das proteínas de muitos alimentos, a purina, que são ingeridos e depois de um processo, são transformadas em ácido úrico, que terá uma parte absorvida e a outra parte eliminada através da urina.

Leia também:  Saúde | Cross Fit ganha cada vez mais força no Brasil

Com tudo isso, estas taxas podem vir a subir por alguns motivos como o uso contínuo de alguns medicamentos que mecham com esta substância, eliminação menor do que a necessária, produção desenfreada, diabetes e hipertensão.

Em seguida a isso a hiperuricemia, que é o nome dado a elevação do ácido úrico, faz com que apareçam problemas como a gota que nada mais é do que o aparecimento de cristais que se estabelecem nas juntas, rins ou também em outras partes do corpo e isso poderão causar um sério desconforto e até mesmo uma forte artrite. Além disso, também poderá causar problemas renais, pedras nos rins e até mesmo problemas de coração.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a elevação dessa substância, alguns sintomas começam a aparecer e dentre eles estão:

Leia também:  Eu posso escrever o final da minha história

– Quando se estabelecem nas articulações, a chamada gota causa sérias dores e um inchaço que é uma resposta do organismo. Normalmente ela aparece nos tornozelos, joelhos e até mesmo nos pés.
– Quando o acido úrico não é eliminado na quantidade certa ele cria pequenas pedras, ou cristais, que fica alojada nos rins e se eliminadas na urina, causa um desconforto imenso.
– Insuficiência renal – O ácido úrico elevado também pode causar problemas sérios nos rins que necessitam ser tratadas urgentemente.

Com tudo isso, depois de notados os sintomas é necessário procurar um médico para que isto seja tratado o mais rápido possível e evite possíveis complicações.

Leia também:  Gengibre ajuda na saúde, prevenindo o câncer e reduzindo medidas

Caso isso aconteça procurar um médico é o primeiro passo para o tratamento e dentre tudo que deverá seguir, podemos citar:

– Evitar o uso de antiinflamatórios e diuréticos, que são medicamentos que podem influenciar nas taxas do ácido úrico;
– Evitar ingerir bebidas alcoólicas e alimentos ricos em purina;
– Deve-se manter atento ao peso, ao colesterol e a pressão arterial também;
– Quanto aos medicamentos, o médico irá receitar aquele que mais se enquadra ao seu caso, por essa razão evite tomar qualquer coisa antes da consulta com o seu médico.

Não deixe de cuidar dos seus níveis de ácido úrico para evitar possíveis problemas com a sua saúde, que é um dos seus bens mais preciosos.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.