O Dia Mundial de Conscientização ao Autismo em 02 de abril será lembrado no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). A ideia da prefeitura local, por meio da Secretaria de Educação, é de promover, na Câmara de Vereadores, um evento para marcar a data, bem como discutir propostas de políticas públicas voltadas para atendimento de autistas no município. O objetivo com a ação é de levar a informação, diagnosticar famílias onde há crianças e jovens dentro do espectro do autismo que permanecem sem diagnóstico e sem acompanhamento especializado.

E pensando neste atendimento, foi formada uma equipe de Educação Especial com representantes das áreas de Saúde, Educação, Promoção Social e Promoção Social, bem como da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). “Ao longo do ano vamos colocar em prática o plano de ação e tentar conduzir a Educação Especial  de forma mais focada e direcionada para atender os autistas”, destaca a secretária de Educação Abilene Bastos de Queiróz.

Leia também:  Detran iniciou primeira turma de Pilotagem Segura a motociclistas na Capital

A proposta para atender alunos autistas em Alto Araguaia teve os primeiros passos. Com aval do prefeito Maia Neto (PR) foi montada uma equipe multidisciplinar formada por uma fonoaudióloga, psicóloga e uma psicopedagoga. “Estamos formatando uma proposta de trabalho de apoio as causas das crianças que são autistas. O município de Alto Araguaia está desenvolvendo ações pensando na inclusão e no atendimento dos especiais”, ressalta a secretária.

Síndrome
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU), apontam que a síndrome atinge mais de 2 milhões de brasileiros. O mais alarmante é que metade está sem diagnóstico. O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.

Leia também:  Polícia capacita pais e ex-dependentes químicos em MT
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.