Paulo Isaac  03
O Antropólogo que convive com a classe indígena desde 1980 – Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

Neste 19 de abril, celebra-se o Dia do Índio, boa oportunidade para mostrar um pouco sobre os primeiros habitantes do Brasil. De acordo com dados do Censo 2010, em Mato Grosso existem cerca de 42 etnias diferentes. No Brasil, vivem 817 mil índios, cerca de 0,4% da população brasileira. Eles estão distribuídos entre 688 terras indígenas e algumas áreas urbanas. Há também 82 referências de grupos indígenas não contatados, das quais 32 foram confirmadas.

Existem ainda grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista. A lei 11 645 obriga que o estudo da história e cultura indígenas, seja disponibilizados em todas as escolas nacionais de Ensino Fundamental e Médio, desde 2008.

Leia também:  Exposição no Casario traz 17 obras de alunos da Escola Daniel Martins Moura

Paulo Isaac que é doutor em Antropologia e neto de índio Guarani, conta que cada etnia tem seu modo de existir. “Quando falamos em modo de existir, é o modo de ser, de estar, de conviver, da culinária, em geral”, pontuou.

Paulo ainda contou que cada etnia tem sua riqueza cultural. “Já convivi com Xavantes, Bororos e Guaranis, nenhuma etnia é igual à outra”, diz.

NOVAS ATITUDES

Assim como as pessoas mudam com passar dos anos, com o índio também tem acontecido o mesmo, eles tem nos últimos anos buscado saber e reivindicar mais os direitos que possuem. O antropólogo que convive com a classe indígena desde 1980, acredita que isso tem acontecido por um fator natural.

Leia também:  Santa Casa | Sem receber, atendimentos eletivos e referenciados serão suspensos no próximo dia 7

Segundo Paulo apesar das mudanças os índios ainda sofrem preconceito e descriminação em várias situações, inclusive em relação ao trabalho. “O fazendeiro, por exemplo, que contrata o trabalho de um indígena, paga menos para ele do que para outro trabalhador. Isso é uma forma de discriminação, já que ele desempenha a mesma função”, contou.

 

 

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.