Foto: Isabela Alimentos / Divulgação
Foto: Isabela Alimentos / Divulgação

 

Muitas pessoas ainda são resistentes ao consumo de carboidratos, principalmente à noite, por acharem que não é benéfico para a saúde ou que engorda. Esse mito foi mais uma vez quebrado, desta vez por uma pesquisa recente feita pela Universidade Hebraica de Jerusalém, que comprovou que consumir carboidrato após as 18h, na quantidade adequada, é benéfico para a saúde. Para Tereza Cibella, nutricionista da Equilibrium, o estudo desmistifica a crença e reforça que carboidrato não é vilão da alimentação.

— O que o estudo aponta é que o ganho de peso não está relacionado ao carboidrato consumido à noite e sim à qualidade da alimentação no restante do dia, ao sedentarismo e ao exagero na quantidade de alimentos consumidos — afirma Tereza.

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Consumir carboidrato à noite favorece o aumento do hormônio leptina, substância que pode diminuir o apetite durante o dia, auxiliando na manutenção do peso. Também contribui para uma noite de sono tranquila. A nutricionista ressalta ainda que o carboidrato, fonte de energia para o corpo, é tão essencial para uma boa alimentação como vitaminas, proteínas, minerais e fibras.

Por ser rico em carboidrato o macarrão é um dos principais alimentos que faz parte do grupo dos alimentos energéticos e compõe a base da pirâmide alimentar. Isso acontece porque a massa possui um baixo Índice Glicêmico (IG), ou seja, diminui a velocidade do nível da glicose no sangue, proporcionando saciedade mais prolongada e digestão mais lenta, dando ao organismo tempo necessário para absorver todos os nutrientes e vitaminas que o alimento oferece. A nutricionista ensina como deixar a refeição noturna ainda mais leve.

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— O ideal é combinar a massa com legumes e verduras, carnes magras (peixes e frango) e fibras (como aveia, linhaça e sementes em geral). A quantidade a ser consumida sugerida é de um prato raso, com um ou no máximo dois pegadores de massa o que equivale a 200 g de macarrão cozido — finaliza Tereza.

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