Agora MT Notícias Copa Suzuki Jimny bate record de participantes
VELA

Copa Suzuki Jimny bate record de participantes

O circuito de quatro etapas chega a sua 13a. edição e é referência

Fonte: Da redação com Esportesite
VIA

A Copa Suzuki Jimny atinge, em sua estreia na temporada 2013, 50 barcos. O número recorde para uma abertura de campeonato comprova o crescimento da vela oceânica em São Paulo. O circuito de quatro etapas chega a sua 13a. edição e é referência na modalidade reunindo velejadores de ponta e amadores no Yacht Club de Ilhabela (YCI). As principais classes como ORC, HPE, C30 e as quatro variações de RGS ajudam na evolução do esporte e colocam o evento como obrigatório no cenário brasileiro.

“Realizar um campeonato com 50 barcos exige muito da organização, mas estamos preparados, já que nosso staff é composto por profissionais especializados com experiência internacional. Por outro lado, o Yacht Club de Ilhabela oferece todas as condições para um evento deste porte. E, na água, as equipes cada vez mais investem em equipamentos, treinos e atletas para deixar as regatas emocionantes”, comemorou Carlos Eduardo Souza e Silva, diretor de vela do YCI.

As regatas voltaram a ser disputadas neste sábado(20) no Canal de São Sebastião com ventos de 12 nós de média e temperatura na casa dos 25 graus. Desta vez o tempo ajudou e a organização conseguiu fazer três provas para as classes HPE e C30, e duas para as demais categorias.

“Por ser um evento bem organizado e forte tecnicamente, outros velejadores, inclusive de fora de São Paulo, prestigiam a competição para ficar em atividade. A Copa Suzuki Jimny é referência nesse sentido e a tendência é aumentar o número de barcos”, contou Cuca Sodré, organizador da Copa Suzuki Jimny e árbitro internacional de vela. “A presença de velejadores profissionais, que fazem parte da equipe olímpica nacional, disputam o campeonato e aumentam o nível”.

Entre os profissionais, nomes como os velejadores olímpicos Samuel Albrecht e Fábio Pillar, que vieram do Rio Grande do Sul para correr a Copa Suzuki Jimny. A interação entre com os atletas ajuda também no crescimento da modalidade. “O campeonato é de alto nível, um dos melhores do Brasil. A nossa presença torna o ‘jogo’ mais competitivo. É uma troca de experiência no final das contas. A gente ensina, se diverte e aprende”, relatou Fábio Pillar, que é integrante do Barracuda na C30.

Uma das novidades para as regatas finais da primeira etapa foi a entrada do Tangaroa, na categoria ORC. O barco de Porto Alegre (RS) chamou o experiente Samuel Albrecht, parceiro de Fábio Pillar na classe 470, dupla que faz campanha para os Jogos de 2016. “A Copa Suzuki Jimny é bem movimentada e forte. Correr um campeonato desse nível mantém o velejador em atividade e ajuda na performance”, explicou Samuel Albrecht. “Está tão frio no sul que migramos para São Paulo para disputar regatas. Somos iguais aos patos que vão para o norte no inverno”, brincou.

As regatas do sábado – No fim de semana passado,o tempo ruim e a falta de ventos deram as caras. Mas a situação melhorou e muito, neste sábado. A Comissão de Regatas conseguiu fazer três provas para as classes one-design e duas para as demais categorias.

Na HPE, o Repeteco (Fernando Haaland) assumiu a liderança com um bom desempenho no dia e a entrada do descarte do pior resultado. “Estamos em primeiro porque não erramos manobras. O treinamento faz a diferença. Além disso, eu acredito que a largada representa 70% da vitória em uma regata de HPE”, disse Fernando Haaland. Em seguida aparecem Ginga (Breno Chvaicer) e Fit to Fly (Eduardo Mangabeira), três e quatro pontos, respectivamente, atrás do Repeteco.

Na C30, mais uma vez o TNT Loyal (Marcelo Massa) se deu bem vencendo as três regatas. Porém, o Barracuda chegou mais próximo nas provas e quase tirou os 100% dos favoritos. “Diminuímos a vantagem deles na água. Chegamos a ficar perto da vitória. Em uma das provas, o TNT Loyal estava bem atrás, mas na última boia, eles deram um jibe e foram empurrados por uma melhor rajada”, disse Fábio Pillar, tático do Barracuda.

Na ORC, equilíbrio na disputa com a chegada do Tangaroa (Germano Pestana), que venceu as duas regatas do dia. Mas, como os gaúchos não correram na semana passada, o Lexus/Chroma segue na ponta seguido por Orson/Mapre (Carlos Eduardo Souza e Silva).

Na RGS-A, o Jazz (Valéria Ravanni) segue em primeiro na classificação geral, mas BL3 Wind Náutica (Clauberto Andrade) e Maria Preta (José Barretti) venceram as regatas do dia e diminuíram a diferença para o líder. Na RGS-B, o Asbar II (Sérgio Klepacz) venceu as duas provas e pulou para a liderança no geral dele. O Suduca (Marcelo Claro) ficou em segundo lugar nas duas e perdeu a ponta. NA RGS-C, o Ariel (Andreas Kugler) segue em primeiro, assim como o BocCalupo (Claudio Melaragno) na RGS-Cruiser.

Neste domingo (21), os barcos voltam à raia em Ilhabela às 12h para um dia de regatas, que decidirão a primeira etapa da competição.

Resultados parciais

ORC – 4 regatas e 1 descarte
1º – Lexus/Chroma (Luiz Gustavo de Crescenzo) – 5 pontos perdidos (2+1+2+2)
2º – Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) – 9 pp (1+2+3+3)
3º – Tangaroa (Germano Pestana) – 9 pp (7+7+1+1)

C30 – 5 regatas e 1 descarte
1º – TNT/Loyal (Marcelo Massa) – 4 pp (1+1+1+1+1)
2º – Barracuda (Humberto Diniz) – 8 pp (2+4+2+2+2)
3º – +Realizado (José Luiz Apud) – 11 p (3+2+3+3+3)

HPE – 5 regatas e 1 descarte
1º – Repeteco (Fernando Haaland) – 11 pp (8+1+7+2+1)
2º – Ginga (Breno Chvaicer) – 14 pp (3+5+9+3+3)
3º – Fit to Fly (Eduardo Mangabeira) – 15 pp (9+2+2+16+2)

RGS-A – 4 regatas
1º – Jazz (Valéria Ravani) – 7 pp (1+1+2+3)
2º – Maria Preta (José Barretti) – 13 pp (3+6+3+1)
3º – Inaê/Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Filho) – 13 pp (2+5+4+2)

RGS-B – 4 regatas
1º – Asbar II (Sergio Klepacz) – 6 pp (2+2+1+1)
2º – Suduca (Marcelo Claro) – 6 pp (1+1+2+2)
3º – Hélios – Sírio Libanês – 14 pp (3+3+4+4)

RGS-C – 4 regatas
1º – Ariel (Andreas Kubler) – 6 pp (1+1+2+2)
2º – Rainha (Leonardo Pacheco) – 7 pp (3+2+1+1)

RGS-Cruiser – 4 regatas
1º – Boccalupo (Claudio Melaragno) – 6 pp (1+1+3+1)
2º – Brazuca (José Rubens Bueno) – 10 pp (2+4+1+4)
3º – Cocoon (Luiz Caggiano) – 15 pp (6+5+2+2)

A Copa Suzuki Jimny/XIII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio master da Suzuki Veículos e co-patrocínio da SER Glass. Os apoiadores são: Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Rádio Antena 1 Litoral Norte e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Relacionadas

Sema e Polícia Militar conduzem 13 pessoas à delegacia por pesca em local proibido

Conforme legislação estadual é proibido extrair recursos pesqueiros a 200 metros a jusante e a montante de barragens

Corpo de menino de 2 anos é encontrado em rio em Juscimeira

O corpo de um menino de 2 anos foi encontrado pela equipe do Corpo de Bombeiros com a ajuda da cadela farejadora Mel, na...

Avança no Senado a PEC que aumenta benefícios salariais para juízes, promotores e defensores

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou na quarta-feira (17) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria um novo benefício...

Mais de 2,6 mil vagas de emprego são disponibilizadas pelo Sine-MT nesta semana

Supervisor de logística, atendente de telemarketing e operador de empilhadeira são algumas das oportunidades de emprego divulgadas nesta semana pelo Sistema Nacional de Emprego...

Foragido da Justiça do Tocantins é preso pela Polícia Civil em MT

Um procurado pela Justiça do Estado do Tocantins, foi preso pela Polícia Civil de Mato Grosso, na quinta-feira (18.04), no município de Confresa-MT. Investigado por...

Mulher morta após ser incendiada em estação de trem, no Rio, é enterrada neste sábado (13)

O corpo de Michelle Pinto da Silva, morta após ser incendiada em uma estação de trem, no Rio de Janeiro, será enterrado neste sábado...

Idosa de 71 anos fica ferida após ser atropelada por carro ao atravessar avenida Bandeirantes

Uma idosa de 71 anos ficou ferida após ser atropelada por um carro, na avenida Bandeirantes, no bairro Jardim das Hortências, na manhã desta...

Em resposta ao STF, Senado aprova a PEC que criminaliza porte e posse de droga

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) a PEC (proposta de emenda à Constituição) que criminaliza a posse e o porte de qualquer...

Estudantes de Guiratinga conhecem estrutura do Sanear que é referência nacional

Os alunos da Escola de Ensino Integral Maria de Lourdes, do município de Guiratinga, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre saneamento básico...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas