A Coreia do Norte comemora nesta segunda-feira (data local) o 101º aniversário do nascimento de seu fundador, Kim Il-sung, com festas iniciadas à meia-noite por Kim Jong-un, seu neto e atual líder do país, que lhe rendeu tributo em seu mausoléu, o Palácio do Sol de Kumsusan, em Pyongyang.

Kim Jong-un, acompanhado por membros da elite militar do país, visitou o palácio onde descansam os corpos embalsamados tanto de seu avô como de Kim Jong-il, seu pai e antecessor, para fazer “uma grande homenagem e a mais humilde reverência”, informou a agência estatal KCNA.

A KCNA descreveu que o jovem líder, cuja idade se estima em 29 ou 30 anos, e altas autoridades militares apresentaram oferendas de flores em nome das principais instituições do país com faixas dizendo: “Os grandes camaradas Kim Il-sung e Kim Jong-un sempre estarão conosco”.

Leia também:  Taxista é parabenizado como herói por livrar menina de 13 anos de ser sequestrada por pedófilo

Hoje de manhã, cidadãos vestidos com trajes tradicionais coreanos depositaram flores na grande estátua de bronze do fundador e as principais ruas de Pyongyang amanheceram decoradas com bandeiras, cartazes e flores, segundo descreveram os poucos meios de imprensa com presença na cidade.

Conhecido como “o Dia do Sol”, em 15 de abril é comemorado com diversas atividades na Coreia do Norte o aniversário do nascimento de seu fundador, considerado o feriado mais importante no país.

Nascido em 1912, Kim Il-sung fundou o Estado comunista norte-coreano em 1948 sob sua própria doutrina “juche” – uma versão do socialismo baseada na autossuficiência – e presidiu o país até sua morte em 1994.

Leia também:  Injeções para enxaqueca têm bons resultados em estudos americanos

Foi então que seu filho, Kim Jong-il, tomou o comando e foi líder da Coreia do Norte até morrer em dezembro de 2011, e assim abrir passagem para seu filho mais novo Kim Jong-un, o seguinte elo nesta peculiar dinastia.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.