Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Dificuldade para engravidar do segundo bebê pode ser infertilidade secundária
SAúDE E BEM-ESTAR

Dificuldade para engravidar do segundo bebê pode ser infertilidade secundária

Incapacidade de engravidar naturalmente depois de ter conseguido conceber um ou mais filhos pode ser causada por motivos diversos

Fonte: Da redação com Zero Hora
VIA

Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS
Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS

Você sabia que uma mulher que já engravidou e teve filhos pode ser diagnosticada com infertilidade secundária? Esse é um caso comum e atinge cerca de 20 a 50% dos casais inférteis no Brasil (10-15% da população em idade fértil). De acordo com especialista em reprodução humana João Sabino da Cunha Filho, a infertilidade secundária é a dificuldade em engravidar após um ano de tentativa em mulheres que já engravidaram.

Fatores como infecção, traumas, cirurgias, endometriose, doenças crônicas como diabete, insuficiência renal ou hipotireoidismo são alguns dos responsáveis pela infertilidade secundária. Segundo Sabino, o tratamento é o mesmo da infertilidade primária, mas como a média de idade deste grupo é maior, são mais agressivos.

– O diagnóstico precoce ainda é a melhor maneira de tratar e aumentar as chances de ter o segundo bebê – destaca.

Entre as possiblidades de tratamento para as diversas causas da infertilidade estão a indução da ovulação, a inseminação intra-uterina, cirurgias para diagnosticar e tratar doenças dos órgãos genitais internos, fertilização ‘in vitro’, ICSI (fertilização ‘in vitro’ com injeção de um único espermatozóide em cada óvulo), doação de óvulos ( indicada para mulheres mais velhas ou que não produzam óvulos), coleta cirúrgica ou com agulha do epidídimo e testículo (para homens que não ejaculam espermatozóides) e doação de espermatozóides.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas