O Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, contempla Mato Grosso com oito novas Unidades de Pronto Atendimento(UPAs), com a finalidade reforçar a rede de urgência e emergência do Estado. Os recursos vão ser liberados pelo Ministério da Saúde. As novas UPAs serão construídas nos municípios de Água Boa, Campo Verde, Colniza, Várzea Grande, Guarantã do Norte e Poconé e duas para o município de Cuiabá.

O Secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues destacou o desempenho do Governador Silval Barbosa, na liberação destas novas unidades, atribuindo a parceria forte que o Governo do Estado tem com o Governo Federal. “As novas Upas vão reforçar a Rede de urgência e emergência do Estado que está organizada de forma regionalizada no reforço da política de descentralização , ou seja, os serviços de saúde chegando mais próximo de onde mora o cidadão”, disse ele .

Leia também:  Fies divulga resultado do segundo semestre de 2017

As UPAS vão funcionar 24 horas e a população recebe atendimento de urgência e emergência de médio risco para vítimas de acidentes e problemas cardíacos, por exemplo. Possuem na sua estrutura o atendimento em clinica medica e pediatria, bem como, recursos necessários de apoio a diagnóstico por imagem ou exames laboratoriais para os casos de urgência. A UPA é um dos componentes da rede de atenção as urgências e funcionará integrada com o sistema de apoio do Serviço de Atendimento Móvel as Urgências(SAMU192).

Com a aprovação destas novas unidades, o Estado de Mato Grosso passará a contar 26 UPAs. Três já foram inauguradas nos municípios de Sinop, Sorriso e Juina. Estão em fase de implantação Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Confresa, Cuiabá(2), Juara, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Felix do Araguaia, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Leia também:  Após disparar vacina de porco no próprio dedo, trabalhador perde virilidade e deve ser indenizado
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.