Índios de 16 países estarão em Cuiabá para participar da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, entre os dias 10 a 18 de outubro. Cerca de 1600 indígenas disputarão dez modalidades esportivas e tradicionais presentes no cotidiano das aldeias. Arco e flecha, corrida de tora, natação, canoagem e arremesso de lanças são algumas delas.

O evento ocorre a cada dois anos e neste ano será disputado em uma área na comunidade Sucuri, na Capital, onde será montada uma estrutura semelhante a uma aldeia para realização das provas.

Durante os Jogos, será lançado os jogos mundiais indígenas, segundo o coordenador de Cultura e Esporte Tradicional Indígena, Carlos Terena. Estarão presentes no evento representantes de etnias indígenas da Austrália, Noruega e diversos países da América.
-Este evento vai mostrar a importância do índio como valor histórico. Será o maior evento transcultural do Brasil – afirmou Terena.

Leia também:  De virada inédita, Cuiabá Arsenal vence Tubarões do Cerrado

A proposta para a edição de 2013 é reunir índios representantes de cerca de 42 etnias nacionais e estrangeiras.
– Trata-se de uma tradição iniciada por nossos ancestrais, transmitida e atualizada de geração em geração, respeitando os valores e adquirindo o dom da partilha do reencontro entre parentes. É um evento que terá como tema a celebração e não apenas a competição”, definiu Carlos Terena.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.