Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Na busca por corpo perfeito adolescentes cometem pecados nas academias
SAúDE E BEM-ESTAR

Na busca por corpo perfeito adolescentes cometem pecados nas academias

Fonte: Por Jeyson Nascimento
VIA

“Comecei a malhar porque queria ter um corpo mais bonito e definido”, são unanimes na afirmação os adolescentes, Pedro Sartori e Rodrigo Sales Carneiro, ambos de 16 anos, que frequentam academia há dois anos e oito meses respectivamente.

Aos 14 anos Sartori disse que observou que tinha Pectus carinatum, conhecido popularmente como Peito de Pombo, e decidiu entrar na academia para corrigir a alteração no tórax e ter um corpo mais bonito.

Pedro relata que de modo geral se baseia em outras pessoas que estão há mais tempo na academia e também colhe informações pela internet e em revistas para consegui o resultado esperado. Comportamento semelhante ao adotado por Rodrigo que malha uma hora por dia durante a semana e ao observar as mudança que ocorrem no corpo sente se mais motivado a intensificar os exercícios para ter um corpo bonito e definido.

A educadora física, Haisla Alcântara, afirmou que há um mito em que adolescentes não podem malhar em razão do desenvolvimento do corpo que e interrompido, mas que na realidade acontece o contrario. Contudo a educadora física observa é preciso ter uma atenção especial entre os 14 e 16 anos, para os garotos, e no caso das meninas o momento de maior cautela é entre 12 e 14 anos, pois é um período em que há um pico de crescimento e se faz necessário tem atenção com os pesos, utilizar um carga mais leve e nada muito complexo

Haisla afirma que o grande pecado esta no fato de que muitos dispensam a orientações dos instrutores e tentam obter um resultado rápido com o excesso de peso e repetições, o que acarretará em lesões no corpo, ou tomam como parâmetro as series de outras pessoas sendo que para cada pessoa é um tipo de exercício específico.  Além de não realizarem exame médico para verificar se necessita de algum cuidado extra.

Alcântara frisa que sob uma orientação de um profissional da área a musculação e muito positiva para os adolescentes, pois oferece benefícios como condicionamento físico, uma postura correta, melhora a estima, aumenta as habilidades motoras dentre outros benefícios.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas