Problemas regionais e discussão sobre soluções para demandas de Mato Grosso. Esses foram os principais temas do Encontro Regional do PDT realizado neste sábado (13.04), em Água Boa (a 750 km de Cuiabá). Durante evento, os militantes lamentaram a situação precária em vários setores do serviço público estadual e fomentaram uma candidatura própria ao Governo do Estado, destacando o senador Pedro Taques.

O deputado estadual Zeca Viana, presidente do PDT em Mato Grosso, pontuou que o estado está há 11 anos nas mãos de um mesmo grupo político e apenas uma renovação poderá quebrar “círculo vicioso” que se instalou no Estado. “Os problemas de Mato Grosso estão diretamente ligados ao governo do Estado. Só um novo nome, com responsabilidade, comprometimento e que não tenha interesses particulares poderá transformar essa realidade de abandono”, disse o deputado.

Os presidentes do PDT de Água Boa, Mariano Filho, Barra do Garças, Ubaldino Rezende, e de Pontal do Araguaia, Carlos Fretas afirmaram que, independente do posicionamento de Pedro Taques, já estão trabalhando o nome dele para o governo do Estado.

Leia também:  Senado retira exigência de placa vermelha para Uber

Para Enio Haas, presidente do PDT Canarana, Mato Grosso precisa de mudança. “Do atual governo não temos nenhuma obra. Queremos um governador que seja honesto e faça justiça na hora da distribuição de recursos. Pagamos tributos caros, como o Fethab, mas não temos o retorno”.

Pedro Taques agradeceu o incentivo que tem recebido, não só partidariamente, mas da população em todos os lugares a que tem visitado. No entanto, lembrou que o momento é de fortalecer o partido e atrair mais pessoas para o grupo político.  “Ainda é muito cedo para falar em candidatura ao governo de Mato Grosso. O meu compromisso é com o cidadão, estou trabalhando para ser um bom servidor público”, disse o senador.

Novo PDT

Como representante do diretório estadual do PDT, o senador fez um relato do cenário nacional. Embora o partido esteja na base do governo Dilma, ainda não está definido que apoiará a reeleição da petista. “Eu, particularmente, defendo candidato própria à presidência da República com o senador Cristovam Buarque”, destacou o senador.

Leia também:  Vereador Rodrigo da Zaeli propõe projeto que beneficia servidores públicos

Para Mato Grosso, Pedro Taques destacou a criação do núcleo “PDT Agricultura”, colaborando com outros grupos da sigla, como o negro, indígena, mulher e núcleo de Base. “É um segmento importante em Mato Grosso, nosso deputado estadual defende esse setor e temos que, dentro do partido, nos organizar nessa frente”, destacou.

O deputado Zeca Viana fez uma apresentação do crescimento do PDT. Em 2012 o partido elegeu sete prefeitos e 78 vereadores. “Esse encontro não pode se encerrar aqui. Vamos continuar o fortalecimento do PDT, discutindo política e fomentando nomes do partido e de aliados para candidaturas em 2014”, destacou o deputado Zeca Viana.

 

Problemas da região 

Representantes do PDT de outros municípios também participaram do encontro como Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Nova Xavantina e foram unânimes em lamentar a atuação da gestão estadual.

Sobre a região, Mariano Filho, presidente do PDT Água Boa, afirmou que é preciso de ações sociais e obras de infraestrutura. Para ele, o Araguaia é um vale adormecido que está acordando, mas precisa atenção por parte da classe político. “Há anos a região espera por infraestrutura. A rodovia do Calcário, uma ponte sobre o rio das mortes são promessas que não chegam”.

Leia também:  Vereador apresenta requerimento cobrando reforma da Praça dos Carreiros

Neila Barreto, presidente do Movimento Mais Araguaia, presente do ato partidário, fez um relato das dificuldades da região, especialmente na área de instraestrutura logística. “Há sete anos o governador entregou um documento prometendo sete anos para a região. Nós cansamos de esperar e não temos mais esperança nisso. Nossa esperança é por renovação”.

 

Ato de filiação

O encontro serviu para que o senador Pedro Taques e o deputado Zeca Viana abonassem novas fichas de filiação. Houve muitas adesões de professores e jovens da região.

A comitiva do PDT foi liderada pelo senador Pedro Taques e pelo deputado estadual Zeca Viana que visitaram ainda Nova Xavantina na tarde desta sexta-feira (12). Também acompanharam toda a programação a ex-senadora Serys Slhessarenko (sem partido), o suplente de deputado federal Eduardo Moura (PPS), e o suplente de deputado estadual Cândido Teles (PSB).

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.