O município de Poxoréu (259 km de Cuiabá) já se prepara para o maior encontro de violeiros da região e do estado de Mato Grosso. Neste ano, a Prefeitura de Poxoréu e o Sindicato Rural organizaram para o 11º Encontro Nacional de Violeiros nove dias de festividades que ocorrem entre os dias 26 de abril a 04 de maio e contará com mais de 30 atrações nacionais e regionais. A festa será realizada na Concha Acústica “Abraço da Viola” no Parque de Exposições e a entrada será franca mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

O Encontro de Violeiros que já é tradição em Mato Grosso conta com as apresentações de violeiros profissionais e amadores de todo o país e tem como objetivo valorizar, difundir e preservar a cultura caipira, a música raiz e suas tradições promovendo ao público e aos artistas um intercâmbio cultural.

O evento que atrai milhares de admiradores da música raiz ao município tem como programação para este ano, a 5ª edição do Concurso Nacional de Violeiros Amadores Mirins e o 10º Concurso Nacional de Violeiros Amadores, além de novidades como a escolha da Rainha dos Violeiros 2013, o lançamento do CD “Entre Ais” volume 4 da dupla Juliana Andrade e Juscimara, a gravação do clipe e DVD do grupo de catira Os Guarás com Delley e Dorivan e a apresentação inédita da música “Poxoréu Pertinho do Céu” da dupla Sudmar e João Ricardo.

Leia também:  Saúde foca em realização de novo concurso

De acordo com a organização, a expectativa é que o evento reúna cerca de 50 mil pessoas e para atender aos milhares de apreciadores da música caipira, o XI Encontro de Violeiros contará com uma estrutura diferenciada este ano, com maior espaço para o estacionamento, nova praça de alimentação com três restaurantes de grande porte, área de camping, estandes e nova iluminação no Parque de Exposição.

Para a prefeita de Poxoréu, Jane Lopes, a realização deste evento é de grande responsabilidade, visto que, atrai milhares de pessoas ao munícipio neste período e é fundamental na revelação de novos talentos. “O encontro de violeiros é um evento de grande sucesso e tradição e se tornou fundamental na carreira de muitos violeiros, o que triplica nossa responsabilidade em preservar a cultura raiz”, destacou.

A prefeita ainda reforçou que a expectativa é que o evento reúna um público superior ao do ano anterior e é imprescindível ofertar ao turista e ao apreciador da moda de viola, conforto, lazer e descontração, para que estes se tornem divulgadores da festa.

Leia também:  Estoque de empregos nos laticínios registrou queda de 0,28% em MT

O evento conta com o apoio da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso, Ministério do Turismo e dos deputados José Riva, Ondanir Bortolini – “Nininho”,  Zeca Viana e Alexandre César, além de parcerias com a Famato, SENAR e empresas privadas como Maq Móveis, Rádio Gazeta FM, Alegreti Pneus, Puríssima, Itaipava, Zanata Confecções, Metal Som e Canova.

As inscrições para o 5º Concurso Nacional de Violeiros Amadores Mirins e 10º Concurso Nacional de Violeiros Amadores serão realizadas entre os dias 8 a 30 de abril pelo email [email protected] ou pelos telefones: (66) 9615-1661.

Programação

Dia 26 de abril – Torneio de Laço Comprido e show com Éder e Cícero Viola;

Dia 27 de abril – 2ª Etapa do Torneio de Laço Comprido e Show com Sandro Salles e Marcello;

Dia 28 de abril – Final do Torneio de Laço Comprido e Cavalgada.

Dia 29 de abril – Show com Nico e Lau e outras atrações;

Dia 30 de abril – 4º Seminário de Piscicultura e atrações regionais;

Dia 01 de maio – Escolha da Rainha do Violeiros;

Leia também:  Seleção para estagiários do curso de Direito no MPC-MT segue até 10 de novembro

Dia 02 de maio –  Abertura do 5º Concurso de Violeiros Mirins e apresentações de violeiros profissionais: Arnaldo Freitas; Porto Rico e Beira Mar; Montenegro e Cuiabano; Guilherme Castro e Jairo César; Pedro Barbosa e Francis Lima; Ruy Rey e Fernando; Éder e Cícero Viola; Pereira da Viola; Tião Reis e Zé Mineiro. Show Baile com Carlito, Baduy e Taquinho.

Dia 03 de maio –  Abertura do 10º Concurso de Violeiros Amadores e apresentação dos violeiros profissionais: Orquestra Viola Divina; Pâmella da Viola; Sudmar e João Ricardo; Os 2 Mineiros; José Mauro e Polyana; Marco Aurélio e Montenegro; Cacique e Pajé; Craveiro e Cravinho; Delley e Dorivan com o grupo de catira “Os Guarás”. Show Baile com Carlito, Baduy e Taquinho.

Dia 04 de maio – Apresentação dos violeiros profissionais: Kleuton e Karen; Romano e Roceri; Paulo Cruz e Zé Eduardo; Marcos Violeiro e Cleiton Torres; Aurélio Miranda e Adriano; Lucas Reis e Thácio; Zé Antônio e Divaney; Zé Mulato e Cassiano; Bruna Viola; Juliana Andrade e Juscimara; Fernando e Osmair; Delley e Dorivan com grupo catira “Os considerados”; e show Baile com Carlito, Baduy e Taquinho.

Apresentação do XI Encontro de Violeiros: Luiz Rocha, Miguel Cezário e Osvaldinho Jr.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.