Encontro dos prefeitos - Foto: assessoria
Encontro dos prefeitos – Foto: assessoria

Os principais avanços da Associação Mato-grossense dos Municípios nos últimos 60 dias foram destacados pelo presidente da instituição, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, na noite desta quinta-feira (18) durante a abertura do Encontro de Prefeitos Mato-grossenses. O evento é realizado pela AMM no Hotel Fazenda Mato Grosso e reúne gestores de todo o estado.

Chiquinho destacou o repasse de R$ 23 milhões da Saúde, referentes a 2012, e a negociação para a transferência dos recursos de 2013 como importantes questões negociadas pela atual diretoria da AMM que assumiu a entidade no dia 18 de fevereiro.

O presidente da associação também lembrou o projeto piloto que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES pretende implantar no estado, em parceria com a AMM. Uma das propostas da instituição financeira é a capacitação de servidores municipais em vários setores, contribuindo para que a administração municipal seja mais eficiente técnica e administrativamente.

Leia também:  Se ficar o bicho pega

O desenvolvimento econômico dos municípios, por meio das agroindústrias e o fortalecimento da agricultura familiar também foram lembrados como prioridades da atual administração.

Durante a abertura do encontro, o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, defendeu a reforma do pacto federativo, que define  as atribuições dos entes federados. Ele lembrou que os municípios acumulam inúmeras atribuições sem a devida contrapartida financeira. Atualmente os municípios ficam com cerca de 15% do bolo tributário nacional, o que acaba reduzindo a capacidade de investimento de muitas prefeituras.

Dezenas de prefeitos participam do encontro, que também é realizado em homenagem aos 30 anos da AMM, fundada em 4 de maio de 1983. Aproveitando a presença de três ex-presidentes da instituição ao evento, José Aparecido dos Santos, Meraldo Sá e Érico Piana, Chiquinho lembrou o trabalho dos ex-dirigentes para o fortalecimento da AMM. “Sem dúvida a nossa entidade é uma das mais representativas do país e  essa credibilidade foi se consolidando ao longo dos seus 30 anos de existência, com a contribuição decisiva de todos os presidentes da Casa”, assinalou.

Leia também:  Depois de matar a mulher, homem liga para vendedor buscar móveis comprados à prazo em MT

A abertura do evento contou com  a presença de várias autoridades, com o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, o deputado federal Wellington Fagundes, além de deputados estaduais, secretários de estado, representantes do Sebrae, Cosems, entre outros.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.