Nos dias 13 e 27 de março, o PSF Bela Vista de Arenápolis realizou o exame preventivo do colo do útero, é um dos mais importantes exames para a saúde da mulher em período noturno para atender a grande demanda de mulheres que trabalham durante todo o dia.

O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70% desde sua criação pelo Dr. George Papanicolaou em 1940. O sucesso do teste é porque ele pode detectar o vírus HPV e outras doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

Leia também:  Hospital de Câncer de MT realiza 1° leilão inteiramente online

Todas as mulheres, com ou sem atividade sexual atual, devem fazer o exame anualmente.

A secretaria de saúde Maria das Graças falou sobre as práticas desenvolvidas. “Buscamos realizar ações que envolvam toda a nossa comunidade, agregando valores em cada segmento, dessa forma, procurando atender as mulheres que possuem uma carga horária completa e que muita vezes, preferem ficar sem realizar o exame para não falta no emprego, por isso, oferecemos esse horário diferenciado”.

A atual gestão tem pautado a administração de maneira equilibrada, prática e eficiente. Atenta para que não haja mais custos com o desenvolvimento das inúmeras ações da área da saúde, a secretaria tem se preocupado em aplicar os conceitos de um PSF de um modo em geral.

Leia também:  Fórum Sindical pede para MPE afastamento de deputados delatados

O Ministério da Saúde criou, em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF). Seu principal propósito: reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

A estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade.

Leia também:  Paranatinga | Atleta de Jiu Jitsu conquista duas medalhas de ouro em campeonato internacional

Segundo a enfermeira da unidade PSF Bela Vista,Sue Ellen Piovezan,  foi atendida uma determinada demanda e saldo foi bastante positivo. “Nossa campanha foi um grande sucesso, convoco a todos para continuar participando das atividades oferecidas em todos os PSFs do município”.

A enfermeira alertou sobre o melhor momento para se realizar o exame. “No mínimo uma semana antes de sua menstruação, ao redor do período fértil/ovulatório. Evite duchas, cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame”.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.