Com o objetivo de potencializar as interfaces dos controles externo, interno e social, o Tribunal de Contas de Mato Grosso realiza a oficina “Transparência e Controle Social” em Rondonópolis. O evento ocorre nesta terça-feira (2/04) e reúne Conselhos e membros da gestão pública municipal para discutir demandas sociais prioritárias para serem incluídas no Planejamento Estratégico. Terá início às 8 horas, no Auditório da Prefeitura Municipal.

Promovida pela Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do TCE-MT, a oficina é direcionada aos Conselhos Municipais. Os eventos aconteceram nos quatro municípios que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). O objetivo é estimular o acompanhamento, por parte da sociedade, das etapas do Planejamento Estratégico implantado pelo município.

Leia também:  Dia dos Namorados deve movimentar comércio de Rondonópolis

A oficina constitui uma oportunidade de pensar a gestão pública de forma sistêmica e não somente segmentada em áreas. “A eficiência e qualidade dos serviços oferecidos estão diretamente ligados à coordenação entre as áreas e ao diálogo do gestor com a sociedade”, disse a secretária de Articulação Institucional do TCE-MT, Cassyra Vuolo.

A ação busca estimular os Conselhos Municipais a acompanharem as etapas do Planejamento Estratégico implantado pelo seu município, além de participarem de forma efetiva, defendendo os interesses da sociedade. Um dos tópicos a serem discutidos é a criação de parcerias por parte dos conselhos e ainda a participação ativa deles nos processos de construção do Planejamento Estratégico que deve nortear as Peças Orçamentárias (PPA, LOA, LDO).

Leia também:  Cerca de 1 mil famílias ocupam fazenda do Ministro Blairo Maggi em Rondonópolis

Os municípios escolhidos para receberem a oficina fazem parte do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), e são os mesmos que receberão, em 2013, técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico. O termo de adesão ao PDI foi assinado pelos prefeitos, primeiramente, por oito municípios no dia 25 de junho de 2012. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.