Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Sindicato dos Empregados Domésticos de Mato Grosso realiza, neste sábado (20.04), um grande show com o cantor Reginaldo Rossi para comemorar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pelo Congresso Nacional que amplia os direitos trabalhistas da categoria. A PEC, de autoria do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), foi aprovada no último dia 26 de março. O evento será realizado na casa de show Galpão, em Várzea Grande, a partir das 22h.

Para a presidente do Sindicato dos Empregados Domésticos, Wilza Sodré de Almeida, a PEC é uma conquista social enorme e tira do regime de semi-escravidão mais de 8 milhões  de trabalhadores brasileiros. “47% dos domésticos no país não têm sequer um dia de folga na semana. A maioria não é tida como pessoas, mas como propriedade. Isso é um resquício da época da escravidão. Essa distorção foi corrigida pelo Congresso Nacional e pela sensibilidade social do deputado Carlos Bezerra que é o autor da proposta”, disse a presidente do sindicato.

Leia também:  MPE realiza encontro para discutir a atuação da instituição na defesa das crianças e adolescentes

Somente em Mato Grosso a PEC vai beneficiar 101 mil empregados domésticos, sendo que desse total 22% são do sexo masculino.

Além das conquistas trabalhistas, a presidente de sindicato afirma que as empregadas e empregados domésticos do Estado estão investindo na qualificação profissional. “O sindicato oferece para os trabalhadores cursos de qualificação em várias áreas, entre elas inglês, baba cuidador de idosos e informática. São 60 vagas disponíveis por curso”, relatou a presidente.

Em Mato Grosso o Sindicato dos Empregados Domésticos tem 8.725 filiados.

Além de comemorar a aprovação da PEC, o show também será em homenagem ao dia dos empregados domésticos que é comemorado no dia 27 de abril.

Leia também:  Inscrições para o 'Encontro de Bibliotecas de MT' vão até dia 25 de novembro
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.