O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) lança nesta sexta-feira (12), às 9h, a campanha “Educação Pública, Eu Apoio”. A coletiva de imprensa será realizada durante o 3º Encontro de Dirigentes de Subsede no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá e tem o objetivo de apresentar os rumos da mobilização nacional no Estado. A campanha promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) reivindica várias lutas para a área do ensino como a melhoria da infraestrutura das escolas e universalização das matrículas.

O presidente do Sintep/MT Henrique Lopes apresentará aos representantes municipais as ações previstas para fomentar o debate em torno da educação pública no Estado, que ainda é mantida com estruturas precárias. Prédios à espera de reforma e sucateados são comuns pela cidade do interior mato-grossense. Segundo Henrique a proposta é motivar o fortalecimento da idéia de que somente com investimentos a população poderá ter um ensino adequado e que atenda ao pleno desenvolvimento dos estudantes.

Leia também:  Rodovias federais de MT terá reforço de fiscalização durante feriado de 7 de setembro

Dentro da campanha “Educação Pública, Eu Apoio” ainda é debatida a formação e valorização dos profissionais, mais participação de toda a comunidade escolar, respeito à diversidade e inclusão. Entre as ações esta a assinatura de uma petição na internet com destaque para temas importantes para a educação nacional que será encaminhada para a Presidência da República e o Congresso Nacional.

Após o lançamento iniciam os seminários do 3º Encontro dos Dirigentes de Subsedes do Sintep/MT. Cerca de 250 educadores de Mato Grosso participarão entre esta sexta-feira e sábado (12 e 13) do evento, que tem como finalidade fortalecer a luta e a organização de base da categoria.

Serão realizadas 6 mesas de debates e exposições de temas como a previdência social dos trabalhadores da educação e os encaminhamentos jurídicos para a organização sindical. Confira a programação:

Leia também:  Inmet emite alerta de tempestade para 66 cidades de Mato Grosso


12 de abril

9h – Abertura: Lançamento da campanha Educação Pública, Eu Apoio

10h – Exposição: A Seguridade Social no Mundo do Trabalho e os principais desafios do SINDICALISMO ATUAL pela manutenção de direitos.

Facilitadores: secretário de articulação sindical Sintep/MT Julio Viana  e secretário de comunicação Sintep/MT Gilmar Soares.
14h – Conferência: – Receitas, Demandas de Pessoal e desafios para a implantação do PSPN (Piso Salarial Profissional) nas Redes Municipais.

Facilitadores: secretário de articulação sindical Sintep/MT Julio Viana  e presidente Sintep/MT Henrique Lopes.

16h – Conferência: Previdência Social no Brasil: O Sistema previdenciário (fundos próprios, contribuição previdenciária no âmbito dos municípios e estados da federação).

Facilitadores: Pedro Amengol de Souza – secretário-adjunto de relações do trabalho da CUT.

Leia também:  Governo liquida folha de servidores e faz repasses à Saúde e municípios

 

13 de abril

8h – Exposição: Previdência Social como Direito: regras de aposentadoria, emenda constitucional 070; abono permanência; contribuição Previdenciária e sistema previdenciário no âmbito dos municípios e estados da federação.

Facilitadores: Secretário adjunto de relações do Trabalho da CUT Pedro Amengol de Souza

10h- Mesa: – Ritos Processuais, informes, encaminhamentos Jurídicos. (assessoria jurídica, secretaria de assuntos jurídicos).

14h – Gestão Sindical e Sindicalismo na atualidade – a Gestão e a Organização Sindical, elementos orientativos, controle e acompanhamento.

Facilitadores: secretário de comunicação Sintep/MT Gilmar Ferreira e secretário de finanças Sintep/MT Orlando Francisco

16h –  Encaminhamentos Finais

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.