Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O vereador Carlos Vanzeli (PDT) fez uma indicação ao prefeito Percival Muniz (PPS) que dispõe sobre a criação de margem de preferência para compras públicas de produtos vindos da agricultura familiar de Rondonópolis.

De acordo com o parlamentar já existe uma lei que prevê que 30% da compra de alimentos para merenda escolar venha da agricultura familiar, mas que como essa compra é feita de forma descentralizada, onde a direção da escola é que realiza esse trâmite acaba não adquirindo a mercadoria do pequeno produtor.

Vanzeli explica que isso acontece devido a dois fatores, o primeiro é porque os preços dos grandes estabelecimentos acabam sendo mais atrativos e em segundo é que o pequeno produtor não consegue garantir o abastecimento durante o ano todo.

Leia também:  Pátio reconhece problema, mas nega fechamento da Coder

“A ideia então é que se crie uma margem de preferência, para que mesmo que o valor oferecido pelo produtor local seja um pouco maior, o produto seja adquirido. Essa medida acaba compensando, porque há um incentivo da agricultura na cidade que gera receita, ao invés de adquirir produtos com preços menores, mas que vem de outros estados ”, conta.

Segundo Vanzeli é preciso dar condições aos pequenos produtores para que eles possam concorrer com outras empresas. Para que isso seja colocado em prática, Vanzeli, sugeriu que seja feito um estudo prévio. Essa margem de preferência se estenderia a propriedades situadas no âmbito do município, bens manufaturados, fabricados e industrializados por empresas que tenham sua matéria prima originada em Rondonópolis.

Leia também:  Segmentos religiosos debatem fim da imunidade tributária

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.