Foto: assessoria
Foto: assessoria

Uma reunião na manhã desta segunda-feira (8) entre o Sindicato Rural, Prefeitura, polícias militar e civil, Corpo de Bombeiros e promotoria discutiram um novo formato para garantir a realização da 41ª Exposul (Exposição Agropecuária Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso). É que a direção do Sindicato Rural de Rodonópolis, que organiza o  evento, preocupada com os casos de violência em shows em eventos, pensava na possibilidade não promover shows artísticos.

Na reunião, que foi realizada na sede do Sindicato Rural, ficou decidido entre os participantes de que a 41ª Exposul, que está confirmada para ser realizada de 10 a 17 de agosto, estará focada na família e terá a parceria e envolvimento de todos os órgãos para garantir a segurança e a tranquilidade das pessoas que forem ao Parque de Exposições nos dias da Feira.

“Devido aos casos de homicídios registrados em eventos de Rondonópolis nos últimos anos, começamos discutir a possibilidade de não realizar shows na Exposul, apenas continuar com a exposição e venda de gado, máquinas e equipamentos, além de eventos técnicos. A nossa preocupação maior está na preservação de vidas”, explicou o presidente do sindicato Miguel Weber.

Leia também:  Secretaria de Saúde aumenta equipe de atendimento para Caravana em Rondonópolis

“Por isso, decidimos chamar os órgãos e o poder público para discutir um novo formato à Feira e a participação de todos no debate de propostas que visam garantir uma maior segurança para todos que forem ao Parque de Exposições”, completou Miguel.

O prefeito Percival defendeu a realização dos shows artísticos na Exposul. Segundo ele, uma cidade sem eventos, é uma cidade sem vida. “Não podemos deixar a exceção virar regra. Não podemos ficar reféns do pânico, do medo e do terror. Não podemos perder para a bandidagem”, frisou.

Ele reconheceu que o quesito segurança é muito importante e tem um custo alto para realização de um evento que reúne público. “Por isso, temos que envolver todos, fazer uma parceria, um esforço coletivo para garantir com segurança a realização de eventos como a  Exposul, que já é tradicional e movimenta a economia, gerando emprego e renda, e traz entretenimento para nossa gente”, sugeriu Percival, acrescentando que a reunião já foi o primeiro passo à união de esforços para que os eventos da Exposul possa ocorrer dentro da normalidade.

Leia também:  Campanha da LBV arrecada doações de alimentos não perecíveis

“Foi muito positivo, saímos daqui com a garantia da realização dos eventos artísticos da Exposul e de que todos estarão imbuídos para fazer da feira deste ano uma grande festa da família”, avaliou o prefeito, que se comprometeu, através da secretaria municipal de Trânsito de Transportes, a elaborar um plano de tráfego para garantir a locomoção até o Parque, ampliar as vias de acesso, bem como de espaços para estacionamento. O prefeito estava acompanhado na reunião do secretário responsável pela pasta, Argemiro Ferreira.

REFORÇO A SEGURANÇA

Miguel disse que dentro dessa proposta de um novo formato à Exposul será possível realizar os shows artístisticos. “Vamos contratar os serviços especializados em segurança e videomonitoramento para dar o suporte as polícias que estarão reforçadas e contarão dentro do parque com um espaço de operação e controle,  onde atuarão, também, o ministério público, o conselho tutelar, para controlar a permanência de menores,  denominado Núcleo de Defesa e Proteção à Família. Vamos fazer de tudo para garantir a segurança, pois a nossa preocupação é preservar vidas”. Frisou.

Leia também:  Penitenciária de Rondonópolis deve receber bloqueadores de celular

Ele adiantou que a intenção, agora, além da exposição e comercialização de animais, máquinas, equipamentos e eventos técnicos, é realizar até cinco shows, bem como o rodeio e os tradicionais sorteios de prêmios.

As forças de segurança, polícias militar e civil, além do corpo de bombeiros, apresentaram estratégias e sugestões técnicas para coibir a prática de ilícitos e garantir as condições de segurança para que for visitar o Parque de Exposições nos oito dias de Exposul.

Além do prefeito Percival, do presidente do sindicato rural Miguel e outros diretores, participaram, também, da reunião o Promotor de Defesa da Criança e do Adolescente, Ari Madeira, que na reunião representou, ainda, o promotor Criminal, Augusto Cesar Fuzaro; o delegado regional  da Polícia Judiciária Civil, Henrique Meneguelo;  o comandante Regional da PM, coronel Walter dos Santos; e o comandante do 3º Batalhão de Corpo de Bombeiros, Vanderlei Bonoto.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.