Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Alergias: conheça mitos e verdades
SAúDE E BEM-ESTAR

Alergias: conheça mitos e verdades

Fonte: Da redação com Globo
VIA

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Espirros, coriza e olhos lacrimejando podem ser sinais de que uma alergia está se instalando. Mas você sabe diferenciar o problema de um resfriado? E a maquiagem vencida, pode causar algum tipo de reação? A seguir, confira respostas para mitos e verdades das alergias:

Limpar a casa com vassoura aumenta o risco de alergias
Verdade. A vassoura levanta a poeira e pode provocar alergia horas depois, já que as partículas ficam suspensas. De acordo com Izilda Bacil, alergista do Hospital Balbino, “a melhor forma de evitar reações ao limpar a casa é utilizar aspirador de pó e, em seguida, um pano úmido nos móveis e pisos”.

Maquiagem vencida não causa alergia
Mito. Segundo Anelise Helena Leite Leal, farmacêutica da Tave Pharma, “um produto que tem seu prazo de validade vencido há pouco tempo não vai estragar de uma hora para outra. Mas daquele dia em diante, não há mais a garantia de que ele não poderá causar uma alergia”. De acordo com a médica, máscaras para cílios e outros produtos que entram em contato com os olhos ou mucosas com data de validade vencida são os campeões de reações adversas.

É impossível diferenciar gripes e resfriados de uma crise alérgica
Mito. De acordo com Angela Shimuta, otorrinolaringologista da Clínica de Especialidades Integrada, “a alergia é causada por reações provocadas pelo sistema imune e não por vírus, como no caso de gripes e resfriados. Os sintomas da crise alérgica podem incluir coriza, tosse e espirros, mas, diferente de gripes e resfriados, não costumam provocar dores no corpo, fraqueza e dor de garganta. A complicação mais comum de uma alergia respiratória costuma ser a sinusite”.

Purificadores de ar podem evitar crises alérgicas
Verdade. “Purificadores de ar e filtros de ambiente são as formas mais eficazes de remover pólen, pelos de animais, poeira e outros causadores de alergia do ar que respiramos. Vale a pena o investimento, principalmente, para quem já tem tendência a apresentar alergias respiratórias”, explica a dermatologista Miriam Sabino.

Travesseiros feitos com penas de ganso podem causar alergias
Verdade. “Apesar de confortáveis, os travesseiros de penas só agravam as alergias. Os modelos feitos com enchimento sintético, como poliéster, evitam o problema”, explica Miriam. Uma capa de travesseiro também é muito eficiente, já que ela pode ser lavada, evitando o acúmulo de ácaros.

Dormir com animais de estimação aumenta os riscos de alergia
Verdade. Segundo Miriam, “os animais de estimação podem trazer poeira, ácaros e até mofo entre os pelos para a cama dos donos”.

Produtos de limpeza não causam alergias respiratórias
Mito. “As donas de casa e empregadas domésticas são as maiores afetadas por este tipo de alergia, já que são as responsáveis pelo trabalho doméstico e estão sempre em contato com substâncias químicas que causam o problema. Detergentes, sabão em pó, amaciante de roupas, desinfetantes e água sanitária são os principais responsáveis por crises alérgicas”, explica o alergista Marcello Bossois, coordenador do projeto Brasil Sem Alergia.

O mofo do banheiro pode causar alergias
Verdade. Além de antiestético, o problema pode provocar reações alérgicas. De acordo com Luis Fernando Correia, clínico geral e chefe da emergência do Hospital Samaritano, “provocado pela presença de fungos, o mofo presente no banheiro pode desencadear crises alérgicas. Para prevenir o problema é preciso manter limpos os locais onde o mofo pode se formar”. Se o problema já estiver instalado, recomenda-se a remoção através de empresa especializada.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas