Agora MT Mundo Cápsula espacial Soyuz pousa em segurança à Terra
MUNDO

Cápsula espacial Soyuz pousa em segurança à Terra

No fim do mês, mais três astronautas devem se juntar à Expedição 36: Karen Nyberg, Fyodor Yurchikhin e Luca Parmitano

Fonte: Da redação com G1
VIA

Os integrantes da Expedição 35 da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) retornaram em segurança à Terra na noite desta segunda-feira (13), horário de Brasília, informou a agência France Presse.

O pouso da cápsula espacial Soyuz aconteceu perto da cidade de Dzhezkazgan, no Cazaquistão, às 22h31 (horário de Brasília). A aterrissagem foi acompanhada por 12 helicópteros e três aviões, segundo a agência de notícias EFE.

Entre os astronautas que retornaram está o canadense Chris Hadfield, que comandou a missão.

Hadfield ficou conhecido como “astronauta pop” por seus vídeos, em que fazia exibições musicais e explicava como é a rotina na estação espacial. No último vídeo a bordo da nave Soyuz, Hadfield cantou a música ‘Space Oddity’, de David Bowie, o que já é considerado o primeiro videoclipe feito no espaço (veja vídeo ao lado exibido no Jornal da Globo). Outro hobby do canadense é a fotografia, que rendia belas imagens da Terra.

O cosmonauta russo Roman Romanenko e o astronauta americano Tom Marshburn também retornaram a bordo da cápsula.

Ao todo, os três passaram 146 dias no espaço, sendo 144 deles na estação, informou a AFP. O retorno à Terra da Soyuz, desde seu desacoplamento da ISS até o pouso nas estepes do Cazaquistão, durou cerca de três horas e meia.

O último ato de Hadfield como comandante da estação foi monitorar a caminhada espacial feita por Marshburn e por Chris Cassidy.

Os dois engenheiros passaram cinco horas e meia do lado de fora da ISS consertando um vazamento de amônia do sistema de refrigeração da estação.

No domingo, Hadfield passou o comando da missão para o russo Pavel Vinogradov. Ele comandará a equipe que conta com Cassidy e com o russo Alexander Misurkin.

No fim do mês, mais três astronautas devem se juntar à Expedição 36: Karen Nyberg, Fyodor Yurchikhin e Luca Parmitano.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas