Foto: Getty Images
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Tome vitamina C

Por quê? Comer alimentos que tenham também bioflavonoides, compostos com funções anticancerígena e antibiótica, reduz os níveis de cortisol em 33%.
Como funciona? Atua sobre o sistema nervoso, deixando você calminha.
Boas fontes: uva vermelha, chá verde e frutas cítricas.

Telefone para uma amiga

Por quê? Conversar com quem a gente gosta nos faz sentir melhor. Falar por uns 20 minutinhos, mesmo que o assunto seja trivial, baixa a produção de cortisol em 63% por até três horas seguidas.
Como funciona? Conectar-se com outras pessoas estimula o cérebro a liberar oxitocina, hormônio da autoconfiança – que transmite sensação de relaxamento.

Coma nozes

Por quê? Nove unidades bastam para bloquear a produção de cortisol em situações estressantes, como falar em público.
Como funciona? Essa semente oleaginosa possui uma gordura essencial, que nutre as glândulas suprarrenais (responsáveis pela produção do hormônio do estresse), diminuindo sua produção.

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Saboreie as refeições

Por quê? Comer o pãozinho do café da manhã ou a macarronada do almoço de domingo mais devagar ajuda a reduzir o cortisol no organismo em 20%.
Como funciona? Os carboidratos incentivam o cérebro a produzir serotonina, um neurotransmissor que bloqueia o hormônio do estresse. Comer esses alimentos lentamente, portanto, protege a gente nas horas mais agitadas do dia, quando os níveis de cortisol estão no pico. Mas nada de exagerar na quantidade, ok?

São sinais de estresse…

– Sentir-se deprimida ou irritada.
– Passar a maior parte do tempo cansada.
– Ter dificuldade para dormir ou ficar acordada.
– Respirar rápido e superficialmente.
– Comer compulsivamente.
– Sofrer com inchaço, indigestão ou diarreia.
– Ficar doente com frequência.
– Apresentar espinhas e coceiras.
– Ter dores de cabeça frequentes.
– Perder o foco.
– Esquecer as coisas.

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