Divulgação
Divulgação

O atraso da menstruação é um evento que acaba com a tranquilidade de muita gente, pois a primeira coisa que se pensa em situações como essa é numa provável gravidez. Entretanto, é necessário lembrar que existem vários outros motivos responsáveis por desregular o ciclo menstrual. Esclareça dúvidas sobre o assunto e conheça os hábitos que podem fazer a menstruação atrasar.

Hábitos que atrasam a menstruação

Estresse

O estresse acaba sendo um problema inevitável na vida da mulher moderna, que vive correndo e nem sempre tem tempo para desfrutar de momentos de lazer. O que muitas delas não sabem é que levar uma vida extremamente corrida pode ser responsável pelo atraso menstrual. Ocorre que a tensão e ansiedade estimulam a produção de hormônios capazes de desregular os ciclos.

Leia também:  Já ouviu falar em falsa magra?

Alimentação inadequada

A prática de dietas excessivamente restritivas e capaz de induzir um período de amenorreia (ausência de menstruação). Isso acontece porque, com a baixa ingestão calórica para perder peso, o corpo entende que está havendo uma dificuldade para encontrar alimentos. O resultado é o desvio de toda a energia do organismo para manter as funções mais importantes e o desligamento das menos importantes, como a reprodução.

Intensa atividade física

A prática frequente de exercícios pesados por longos períodos pode ser responsável por atrasar a menstruação e até mesmo fazer com que ela cesse totalmente. Isso ocorre porque toda energia corporal é gasta nas atividades, e o corpo preserva a energia restante não entrando no período fértil.

Leia também:  Qual preparo de café você mais consome no dia a dia?

Ansiedade

O excesso de ansiedade é capaz de afetar o hipotálamo e a hipófise, que inibem a secreção dos hormônios responsáveis por estimular a ovulação ovariana. Felizmente a eliminação dos fatores estressantes é capaz de fazer com que a capacidade reprodutiva volte ao normal e os ciclos menstruais se estabilizem.

Obesidade

Comer demais é um hábito que aumenta a quantidade de gordura corporal interfere na metabolização e no armazenamento dos hormônios femininos, que são intimamente relacionados com o tecido adiposo.

Descanso insuficiente

O sono reparador é fundamental para o adequado funcionamento corporal. Por isso, qualquer evento que atrapalhe o sono, como mudanças frequentes de fuso-horário ou insônia, são capazes de afetar os ciclos menstruais.

O atraso menstrual preocupa muitas mulheres, mas é preciso lembrar que nem sempre esse sintoma é sinal de gravidez, podendo ser secundário a alguns hábitos do dia a dia. É preciso se manter atenta aos comportamentos que devem ser evitados, lembrando-se de procurar auxílio médico mediante persistência do quadro.

Leia também:  Crianças que tomam leites vegetais são menores, revela estudo
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.