Até o momento o número de doadoras é pequeno para atender a demanda. Foto ilustrativa
Até o momento o número de doadoras é pequeno para atender a demanda. Foto ilustrativa

A captação de doadoras marca o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, que é comemorado neste domingo (19), apesar da conquista com a implantação do Banco de Leite de Rondonópolis a quantidade de leite recebido ainda não atende a demanda.

De acordo com a enfermeira e responsável técnica pelo Banco de Leite no município, Scheila Rafael dos Santos Souza, existem 14 doadoras que oferecem o leite para os bebês prematuros do Hospital e Maternidade Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, contudo o número precisa ser bem maior. Scheila atribui a pouca coleta ao fato de que a unidade ainda é nova em Rondonópolis e as pessoas não tem a cultura de doação do leite materno.

Leia também:  Profissionais de saúde estão mais de 100 dias sem receber salário do governo

Durante este mês a equipe do Banco de Leite tem reforçado o tralhado de captação de novas doadoras e visitado as unidades de saúde de vários bairros da cidade para distribuir material educativo, fazer orientações e tirar dúvidas das mamães e dos profissionais das unidades.

A enfermeira destaca que o leite doado é de suma importância para a alimentação dos bebês até que possam ser amamentados pelas mães e por essa razão é feito o trabalho para que novas mulheres, que tem excesso de leite, possam ser doadoras.

Além de cuidar da alimentação dos bebês prematuros o Banco de Leite também assiste e orienta as mães para que possam receber os filhos que estão internados e auxilia as mulheres da comunidade que estejam com algum problema para amamentar.

Leia também:  Encontro de Fé | Devotos se reúnem em procissão para comemorar os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

As mulheres que desejam ser doadoras devem ser saudáveis, ter uma grande produção de leite e não ser fumante. As interessadas devem entrar em contato pelo telefone (66) 3410-2700 ou diretamente na Santa Casa de Misericórdia.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.