Dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), sobre a intenção de semeadura da soja, apontam que a nova safra referente à expectativa de área e produção para o Estado deve bater novo recorde.

Como já era esperado, a área teve aumento, e esse incremento deve ser de 4,90%, chegando a 8,28 milhões de ha, dando continuidade à conversão de pastagem em lavoura. A região que teve maior aumento em ha foi a nordeste, com 107 mil ha a mais que na safra passada. Com o aumento de área a produção mato-grossense também foi alterada.

Com base na produtividade média dos últimos cinco anos, a produção foi projetada em 25,28 milhões de toneladas. Se esse número for confirmado, será o novo recorde de produção de Mato Grosso. O incremento de produção será de 7,16%, sendo maior que o aumento de área.

Leia também:  Em Mato Grosso, órgãos só voltam a funcionar na próxima segunda-feira (19)

Por mais uma safra, Mato Grosso irá aumentar a oferta de soja, fechando sete safras seguidas com aumento contínuo de produção. A produção de 25,28 milhões de toneladas, equivalentes a 8,9% da produção mundial projetada para 2013/14.

Todas as regiões do Estado vão ter aumento na produção, com destaque para a região norte, que terá o maior crescimento percentual, devendo ampliar sua produção em 67%, saindo de 369,8 para 619,5 mil toneladas, com a conversão de pastagem em lavoura. Já o maior aumento de produção em toneladas em relação à safra passada fica com as regiões médio-norte e nordeste, que juntas somam 48% do incremento de produção da safra 13/14.

Leia também:  Campanha de vacinação contra febre aftosa termina na quarta-feira
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.