Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

 

Mulheres que sofrem com ondas de calor durante a menopausa estão mais propensas a ter problemas de memória, segundo pesquisa realizada pela Universidade de Illinois e Universidade de Northwestern, em Chicago. O estudo, publicado no jornal Menopause e divulgado pelo jornal Daily Mail, acompanhou 68 mulheres e descobriu uma ligação entre a memória e o calor típico da menopausa.

Todas as participantes, que tinham entre 44 e 62 anos, possuíam pelo menos 35 ondas de calor por semana. Essas mulheres completaram questionários sobre seus sintomas, humor e memória. Os resultados mostraram que as voluntárias que tinham mais ondas de calor tiveram pior desempenho nos testes de memória e quanto mais intenso era o calor por mais tempo perdurava a falta de memória.

Leia também:  Câncer: hábitos que contribuem até para o sucesso do tratamento

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Rochester em Nova York já haviam apontado que as variações dos hormônios femininos podem afetar a memória. O estudo apontou ainda que os sintomas costumam ser piores durante o primeiro ano da menopausa. A perda de memória, no entanto, normalmente não é algo permanente.

Outro estudo anterior revelou que mulheres acima do peso, fumantes e que consomem bebida alcóolica com frequência são mais propensas a sofrer com sintomas desagradáveis durante a menopausa. Uma pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, afirmou ainda que mulheres com estilo de vida não saudável têm mais tendência a ter suores noturnos durante a menopausa. Os cientistas descobriram ainda que mulheres com boa escolaridade são menos propensas a ter esses sintomas.

Leia também:  Afinal, por que engordamos tanto?

Os sintomas característicos da menopausa incluem ondas de calor, suores noturnos, ressecamento vaginal, e irregularidade na menstruação. Porém, segundo o ginecologista John Studd, muitos desses sintomas estão ligados à variação de hormônios durante os dois ou três anos que precedem a menopausa.

Outras reclamações constantes de mulheres nesse período são dores de cabeça, formigamentos e coceiras na pele, queda de cabelo, problemas de memória, confusão mental, depressão e falta de concentração. No entanto, nem todas experimentam esses sintomas. Isso vai depender da sensibilidade de cada mulher aos hormônios estrogênio e progesterona.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.