Momento que o policia fazia abordagem - foto: José Antonio Araújo / AGORA MT
Momento que o policia fazia abordagem – foto: José Antonio Araújo / AGORA MT

Policiais Rodoviários Federais da 5ª Delegacia, juntamente com o Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) efetuaram uma fiscalização de combate à sonegação fiscal, na manhã dessa quarta-feira (22).  Foram fiscalizados vários veículos de grande porte, transportando minérios, areia e pedra, sem a documentação fiscal necessária.

Os agentes então realizaram a abordagem e os veículos foram detidos no pátio do Posto PRF de Primavera  do Leste, tendo sido feito contato com a Prefeitura de Poxoréu, município de onde é extraída a maior parte dos minérios. Fiscal da seção de Receita daquela Prefeitura foi acionado pelos agentes da PRF, no qual se caminharam até o posto para recebimento das ocorrências.

Os veículos foram liberados, após a elaboração das multas pertinentes. Uma semana antes a PRF realizou um trabalho de orientação aos condutores, onde foram informados da obrigatoriedade de passarem no Posto da PRF para carimbo da nota fiscal referente à carga que estiverem transportando, visto também ser prática comum de várias empresas de Primavera o transporte de cargas utilizando apenas uma nota.

Leia também:  Batalhão Ambiental apreende cerca de 211 kg de pescado irregular

De acordo com a PRF essa exigência é para coibir a sonegação, já que é comum um caminhão fazer quatro, cinco viagens por dia, do local de extração do minério até o depósito da empresa, na cidade de Primavera e o motorista somente apresentava a nota fiscal quando fosse parado pela fiscalização. “Assim eles costumam utilizar uma mesma nota para vários dias, ou seja, para quinze, vinte viagens, o que vai contra a legislação tributária, os motoristas podem ser multados devido à situação”, explica o Inspetor Rocha Neto, chefe da 5.ª Delegacia PRF Primavera  do Leste.

Caminhões que foram apreendidos durante a operação - Foto: José Antonio Araújo / AGORA MT
Caminhões que foram apreendidos durante a operação – Foto: José Antonio Araújo / AGORA MT
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.