Thiago Silva em biblioteca - Foto: assessoria
Thiago Silva em biblioteca – Foto: assessoria

Os projetos “Arvore do Saber”, que institui a Política Municipal de incentivo a Leitura e o que cria Semana Municipal do Livro, foi sancionado pelo prefeito municipal Percival Muniz e agora é lei em Rondonópolis. A informação é vereador Thiago Silva (PMDB), autor dos projetos.

De acordo com o vereador Thiago Silva, o programa “Árvore do Saber”.

tem objetivo de estimular a difusão da leitura e a formação de uma sociedade leitora. Além disso, o incentivo a produção literária e editorial.

Para estimular à leitura a proposta institui a criação do Prêmio Municipal de Estímulo a Leitura voltado para as escolas que implementarem o melhor programa de incentivo a leitura. Além disso, também cria a medalha Monteiro Lobato para condecorar os alunos das redes de educação pública e privada que se destacarem.

Leia também:  Primavera do Leste deve ter eleições no dia 19 de novembro

“A leitura é essencial para a formação da cultura de um país, principalmente no Brasil, onde os índices de alfabetização e de leitura ainda são preocupantes. È vital que os estados e municípios invistam em políticas públicas para formação de leitores” externou o vereador Thiago Silva.

A proposta também autoriza ao poder público municipal a criação da Biblioteca Volante, cujo, o objetivo é levar os livros aos estudantes e população distantes das bibliotecas.

Além disto, na semana que abranger o dia 18 de abril, o município deverá realizar a Semana Municipal do Livro. As ações a serem realizadas durante a Semana do Livro incluirão: concursos literários de contos, romance, teatro e poesia para os estudantes da rede de ensino público e privado, com premiação para estimular a produção literária, podendo para tanto firmar convênios com entidades interessadas.

Leia também:  Ministro defende que medidas cautelares sejam mais utilizadas como alternativas às prisões

“Precisamos trabalhar para que a cidade seja referência na região sul quanto à política de formação de uma sociedade leitora. Para isso, o município deverá promover programas de incentivo a leitura por meio das secretarias de Educação e de Cultura”, finaliza o vereador Thiago Silva.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.