O museu conta a história de uma sociedade e desempenha um papel cultural, econômico e político. Um museu é um espaço dinâmico de aprendizado sobre uma cidade ou tema”, enfatizou Jocenaide
O museu conta a história de uma sociedade e desempenha um papel cultural, econômico e político. Um museu é um espaço dinâmico de aprendizado sobre uma cidade ou tema”, enfatizou Jocenaide

No Dia Internacional dos Museus, comemorado hoje (18), os rondonopolitanos não tem muito o que comemorar. Os nove museus do município poderiam ser usufruídos pela população caso houvesse um maior incentivo do Poder Executivo.

A representante do Conselho Municipal de Cultura, Jocenaide Silva, afirmou que em Rondonópolis existem nove museus que deveriam ser explorados, porém, exceto no caso do Museu Rosa Bororo, os demais precisam de recursos e apoio para que estejam à disposição da população.

Jocenaide explica que infelizmente o município precisa que o Poder Executivo crie uma Secretaria Municipal de Cultura, para que a cidade possa receber os recursos do Ministério de Cultura e assim fortalecer as atividades da pasta, inclusive com a articulação e funcionamento dos museus, além de outras propostas ligadas a pasta.

Leia também:  Balcão de empregos: 231 vagas para Rondonópolis (08/06)

Dentre os museus de Rondonópolis que precisam de apoio para melhor funcionamento estão, por exemplo, o projeto do campus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que deve levar às escolas do município a exposição dos Poemas e Desenhos do pioneiro da cidade Calé Marien, o acervo sobre a vida de Marechal Candido Rondon do 18º GAC, a sala de memórias da diocese e o Museu Etnográfico Seriema com acervos sobre a cultura indígena.

“O museu conta a história de uma sociedade e desempenha um papel cultural, econômico e político. Um museu é um espaço dinâmico de aprendizado sobre uma cidade ou tema”, enfatizou Jocenaide, doutoranda da PUC que desenvolve uma pesquisa sobre O Patrimônio Cultural Bororo e os Museus Universitários.

Leia também:  Pré-conferências serão realizadas nesta semana em Rondonópolis
Advertisements
COMPARTILHAR
Artigo anteriorAsteroide passará próximo à Terra
Próximo artigoFeijoada

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.