A edição 2013 das 500 Milhas de Indianápolis teve um brasileiro como protagonista. O baiano Tony Kanaan, da KV Racing, venceu de forma emocionante a prova mais tradicional da Fórmula Indy na tarde deste sábado. É o primeiro êxito da carreira de Kanaan, 38 anos, no evento.

Kanaan, que já havia liderado boa parte da prova, voltou a assumir a ponta a três voltas do fim, ultrapassando o americano Ryan-Hunter Reay, da Andretti Autosport, na relargada. Logo depois, um acidente envolvendo o escocês Dario Franchitti provocou uma nova bandeira amarela, e o brasileiro pôde completar lentamente as duas últimas voltas até vencer 97ª edição da tradicional prova.

Na relargada, Hunter Reay ainda perdeu a segunda posição para o colombiano Carlos Muñoz, também da Andretti. O americano, atual campeão da categoria, acabou no terceiro lugar. O segundo melhor entre os brasileiros que participaram da prova foi o paulista Helio Castroneves, sexto colocado com a Penske. Bia Figueiredo, da Dale Coyne Racing, foi a 15ª colocada.

Leia também:  Eurico Miranda é afastado da presidência do Vasco por ser acusado de apoiar vandalismo de torcida

Com o resultado, Kanaan se torna o quarto brasileiro a conquistar as 500 Milhas de Indianápolis. Emerson Fittipaldi triunfou em 1989 e 1993, enquanto que Gil de Ferran o fez em 2003 e Castroneves em 2001, 2002 e 2009.

Kanaan, que estreou na extinta Cart em 1998 e compete na IndyCar Series desde 2002, tinha como melhor resultado em Indianápolis a segunda posição obtida em 2004, pela Andretti Green Racing. Foi justamente nesse ano que o baiano conquistou o único título da carreira na Indy.

Kanaan, que trocou a Andretti pela KV Racing em 2011, jamais havia vencido uma corrida com a nova equipe. Sua última vitória na categoria havia ocorrido em 2010, em Iowa.

Leia também:  MT fatura ouro e prata na luta olímpica dos Jogos Escolares

“Filho, te prometi”, foram as primeiras palavras de Tony, em entrevista à TV Bandeirantes, em menção ao filho Leonardo, de cinco anos. “Não dá para falar, é agradecer a Deus porque tudo deu certo”, completou Kanaan, logo depois de beber o tradicional leite oferecido aos vencedores do evento.

Com o resultado, Kanaan passou para a sétima posição no campeonato, com 124 pontos. A liderança é do americano Marco Andretti, da Andretti, com 168. Castroneves ocupa o terceiro posto, com 152.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.