Foto: Stock.xchng / Divulgação
Foto: Stock.xchng / Divulgação

 

Conhecida por suas propriedades em fortalecer as defesas do organismo, participar da síntese do colágeno e ajudar a aumentar a absorção do ferro, a vitamina C também é ótima aliada dos atletas e praticantes de atividade física intensa. Isso porque ajuda a combater os radicais livres devido à sua ação antioxidante. Além disso, contribui para a prevenção de lesões.

A vitamina C faz com que o organismo recomponha com mais facilidade os tecidos danificados após intensa atividade. De acordo com a nutricionista Alessandra Luglio, durante o esforço físico, os níveis de vitamina C diminuem — daí a necessidade de sempre repor o estoque desse nutriente no corpo.

— Pessoas muito ativas expõem o organismo ao estresse oxidativo, que aumenta a produção de radicais livres. Por ser excelente antioxidante, a vitamina C minimiza a ação desses radicais — afirma.

Leia também:  Conheça os dez malefícios causados pelo refrigerante

Por participar da formação do colágeno, a vitamina C ajuda a prevenir lesões por manter a integridade das articulações e tendões. Sendo assim, corredores devem garantir doses diárias maiores de vitamina C quando comparados a quem não pratica nenhum tipo de atividade física. Esse nutriente ainda tem papel importante na cicatrização e na recuperação de fraturas.

Encontrada nas frutas cítricas, como acerola, limão, laranja, kiwi e manga, assim como nas verduras verdes escuras, a vitamina C também é recomendada para aqueles que apresentam deficiência de ferro, pois ajuda a absorver melhor esse mineral quando consumidos na mesma refeição.

— Para combater a anemia, o ideal é sempre consumir uma fonte de ferro, como a carne vermelha, com um suco cítrico, por exemplo. Para os vegetarianos, uma opção é pingar gotas de limão sobre o feijão, ou consumi-lo com uma verdura escura, crua de preferência — afirma Alessandra.

Leia também:  Saúde | Conheça os sintomas e precauções contra a artrite

Quando, por algum motivo, não é possível alcançar a ingestão diária recomendada de vitamina C, é aconselhado o consumo de suplementos que complementam a alimentação, garantindo o aporte necessário de vitamina C para a manutenção da saúde.

— Saber escolher o complemento vitamínico apropriado é fator essencial para a adequada suplementação. É ideal atentar para aqueles que têm maior biodisponibilidade, em dosagens apropriadas para diversas faixas etárias, evitando desperdício e, principalmente, superdosagens que podem causar danos à saúde — alerta a nutricionista.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.