Membro da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais, o deputado Ezequiel Fonseca (PP), defendeu a implantação da Cooperativa de Produtos Recicláveis, sob a presidência de Aurino Castro, no município de Cáceres (a 220 km da capital).

Em reunião na Assembleia Legislativa, o parlamentar destacou a importância de uma campanha orientativa com objetivo de levar ao conhecimento da população o processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados pelas pessoas.

Defensor do meio ambiente, na ocasião, Ezequiel apresentou o presidente da cooperativa modelo na região ao especialista em Resíduos Sólidos, Ricardo Abrahão que estará reforçando o trabalho no município.

Aurino Castro destacou que a associação visa retirar os catadores do lixão que estão na informalidade para atuar na cooperativa. Como também, diminuir a quantidade de lixo do aterro dando destinação através da reciclagem. “A coleta seletiva vai garantir emprego e renda, simultaneamente, preservando o meio ambiente e garantindo o desenvolvimento sustentável do planeta”.

Leia também:  Justiça bloqueia bens de prefeito de Paranatinga acusado de nepotismo

Segundo ele, o caminhão da coleta estará buscando os resíduos semanalmente em todas as residências, atrelado a uma campanha de sensibilização dos cidadãos-consumidores.

Ezequiel aponta a importância em incentivar a população a participar e apoiar a criação e atuação da cooperativa. “O meio ambiente é de responsabilidade de todos. Evitar a contaminação é uma obrigação, pois assim estaremos resolvendo o problema de acumulação de lixo, vale ressaltar as vantagens ambientais e econômicas”, finalizou.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.