Lixo e esgoto são os dos principais focos abordados nos eventos alusivos ao ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’, comemorado nesta quarta-feira (05), durante a semana a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) participará diversos eventos realizados por instituições de Rondonópolis.

Os focos deste ano terão dois pilares de discussão primordiais, sobretudo para o ambiente urbano que são: o lixo e o esgoto. Quanto ao primeiro, a SEMMA que já atua em parceira com o movimento união cidadã ‘Recicla Rondonópolis’, se juntará com o Sanear e o IFMT para promover o ‘Valoriza Catador II’.

O evento especial aos catadores, segundo detalha o secretário Lindomar Alves, acontecerá dia 4 de junho das 18 às 21 horas na sede do IFMT. Alves conta que a palestrante Gládis dos Santos vai abordar o tema ‘Sociedade e Cooperativa: uma opção de negócio’; enquanto Valquíria de Oliveira, da Associação de Catadores de Várzea Grande, fala sobre o ‘Catador e a importância desse agente ambiental’.

Leia também:  Juiz Pós-doutor de Rondonópolis publica Livro de Direito Ambiental

A Escola Estadual Elizabeth F. Magalhães, vai reunir seus alunos para um ato de plantio de árvores na frente da instituição, às 8 da manhã desta quarta-feira, e na sede do Senac os alunos receberão uma palestra sobre ‘Resíduos Sólidos’, ministrada pelo secretário Lindomar.

Além das discussões e debates, a semana também será de mutirão. As equipes de fiscalização da SEMMA e do Sanear estarão juntas em diversos bairros da cidade identificando e desfazendo ligações clandestinas de esgoto.

O secretário detalha que está em andamento o processo de contratação de brigadistas pelo Município, para atuarem junto ao Corpo de Bombeiros no combate as queimadas no período da seca, além disto, será dada posse aos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente para o biênio 2013/2014 e finalizada a composição do Comitê Municipal de Gestão do Fogo.

Leia também:  Observatório Social apresentou o ‘balanço’ do trabalho deste ano

Alves ressalta que a data é para ser recebida pela sociedade muito mais do que uma simples comemoração. “Seja de um dia ou de uma semana este é um momento de reflexão. Temos de pensar como tem sido a nossa postura todos os dias em relação a grande mãe natureza, a cidade e ao próximo. Cuidar do meio ambiente é cuidar da vida”, lembra.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.