Presidente da AMM, Chiquinho do Posto - Foto: assessoria
Presidente da AMM, Chiquinho do Posto – Foto: assessoria

A Controladoria Geral da União está realizando esta semana, em Nova Santa Helena, a 16ª edição do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública. O evento reúne 22 municípios, integrantes dos consórcios Portal da Amazônia, Vale do Teles Pires, além das cidades de Cláudia, União do Sul e Planalto da Serra. A iniciativa conta com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios, entre outras instituições. A reunião, que integra as comemorações dos 10 anos da CGU, teve início no dia 10 de junho e vai se prolongar até esta sexta-feira (14).

O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, participou da abertura do evento e destacou a importância do trabalho da Controladoria  de levar informações até os municípios. “Para que o serviço ‘chegue na ponta’ a AMM estará sempre pronta a contribuir com todos os parceiros, para o desenvolvimento e fortalecimento do municipalismo”, assinalou. Chiquinho adiantou a possibilidade da realização de um evento similar em São José do Rio Claro, no próximo semestre.

Leia também:  Rodovias de MT registram 268 queimadas durante período proibitivo

O objetivo do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública é contribuir para a boa e regular aplicação dos recursos públicos pelos entes federados brasileiros. A programação inclui ciclo de palestras, com a participação de representantes da AMM, Fundação Nacional de Saúde, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União, oficinas técnicas, salas de atendimento, entre outros.

A equipe técnica da AMM que está em Nova Santa Helena é composta por representantes da Consultoria Contábil, Central de Projetos, Gerências Técnica, Desenvolvimento Econômico e Capacitação. A equipe vai coordenar oficinas sobre Consolidação dos Consórcios Públicos, convênios e prestação de contas no Sistema de Convênios do Governo Federal – Siconv. As salas de atendimento vão orientar os prefeitos e técnicos sobre PPA, LDO, LOA, Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Siconv, Sigcon, prestação de contas de convênios, elaboração de projetos técnicos, projetos de agroindústrias e desenvolvimento econômico, entre outros. A programação também inclui uma palestra sobre as Novas Regras de Contabilidade para o Setor Público, destinada a prefeitos e secretários municipais.

Leia também:  Parque Tecnológico será construído em 2018

O prefeito de Nova Santa Helena, Dorival Lorca, que inscreveu a prefeitura para participar do programa, afirmou que é uma chance para que os gestores adquiram mais informações. Ele afirmou que pretende levar mais eventos sobre gestão pública para a região, para descentralizar o conhecimento.

Os prefeitos de municípios que integram os consórcios de desenvolvimento Portal do Amazônia e Vale do Teles Pires compareceram à solenidade. Secretários e técnicos municipais devem permanecer na cidade para participar das atividades de capacitação.

O Programa, segundo o chefe da CGU, Sérgio Akutagawa, nasceu da constatação da necessidade qualificar os gestores para a prevenção e resolução e não só apontar os problemas de gestão. Para Sérgio, esse é um processo de construção da base de cidadãos éticos, sendo servidores públicos ou não.

Leia também:  Morre aos 86 anos a 1ª prefeita de Várzea Grande e ex-deputada de MT

Participaram também da abertura do evento o assessor da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ernandes Macário; representantes do Sebrae-MT, Casa Civil, Tribunal de Contas da União, Funasa, Universidade Federal de Mato Grosso, Caixa Econômica Federal, Basa, Banco do Brasil, Sesi, Sebrae, Senar, Senac, Empresa de Correios e Telégrafos, e Polícia Judiciária.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.