cuidado com o pneu
Alinhamento e balanceamento são importantes para a vida útil – foto: Varlei Cordova/AGORA MT

 

Um dos itens de segurança mais importante de um veículo são os pneus. Ele ajuda a garantir a estabilidade do carro e realizar frenagens seguras.

Cada veículo tem um tipo de pneu recomendado pelo fabricante, seja ele com motor mais fraco, forte, pesado, leve ou até mesmo veículos grandes e pequenos. É preciso que seja colocado o pneu correto pelo carro, ele atuará diretamente no consumo de combustível, em outras palavras, se o pneu é o correto, o carro gastará menos.

De acordo com Claudia Borges, gerente de uma loja de pneus em Rondonópolis o pneu deve estar calibrado de maneira correta. “É recomendável que os pneus sejam calibrados pelo menos duas vesses na semana, sempre na parte da manhã, onde eles estão frios. É preciso que as pessoas tomem esse hábito, aproveitando uma ida ao posto de combustível, por exemplo”, explicou.

Leia também:  Bombeiros se preparam para receber a Esquadrilha da Fumaça

É necessária a calibração correta dos pneus por que eles precisam suportar a carga do veículo, amortecer, transmitir força de tração e atuar na frenagem. Caso o pneu não esteja calibrado corretamente, de acordo com o fabricante, ele gastará mais rápido e o carro consumirá mais combustível.

Entre os itens de segurança mais importantes de um carro estão os pneus. E, para garantir a estabilidade do carro e realizar frenagens seguras, é ideal que eles sejam calibrados toda a semana e ainda frios, conforme as fabricantes. No entanto, levar o carro ao posto para fazer a calibração não resolve nada, se o pneu não estiver de acordo com as especificações estabelecidas para aquele tipo de carro.

Leia também:  Temporal deixa casas destelhadas, sem energia e uma pessoa ferida em Rondonópolis

Após trocar os pneus é necessário fazer um bom alinhamento e balanceamento já na loja em que você trocou.

pneus leitura

PERIGOS
Cláudia alertou para os perigos de pneus recapados. Segundo ela, não é seguro utilizar pneus recapados em veículos de passeio. “Orientamos apenas para caminhões utilizar esse tipo de pneu, e nos eixos de trás”, completou.

Pneus diferentes dos outros também pode trazer riscos aos passageiros, o carro fica instável na pista, principalmente em alta velocidade.

MITO
Ao contrário do que muita gente pensa, quando uma pessoa resolve trocar apenas um par de pneus é recomendável colocar os novos na parte traseira do carro, e não na parte dianteira.

Leia também:  Esquadrilha da fumaça surpreende público com show aéreo em Rondonópolis

“Na frente você já tem o controle do carro com o volante, se os pneus da parte de traz estiverem careca, o motorista em um movimento brusco não consegue ter o controle do carro estabelecido”, explicou Cláudia, gerente da loja de pneus em Rondonópolis.

PNEUS ECOLÓGICOS
Existem pneus ecológicos, são chamados de “Pneus Verdes”, eles são um pouco mais caros que os tradicionais. A diferença entre ele é que o pneu verde é mais resistente, ajuda na economia de combustível, além de ser menos poluente para o meio ambiente.

DESCARTE
Segundo Cláudia, o descarte é feito semanalmente, onde uma empresa regulamentada pela prefeitura passa recolhendo os pneus. Após eles são levados para reciclagem.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.