Agora MT Variedades Moda e Beleza Saiba identificar um legítimo perfume e o caminho para que o aroma...
MODA E BELEZA

Saiba identificar um legítimo perfume e o caminho para que o aroma dure mais

Especialista explica as diferenças dos itens de uma perfumaria

Fonte: Da redação com Zero Hora
VIA

Foto: Natura / Divulgação
Foto: Natura / Divulgação

 

Nem tudo que está à venda na perfumaria é perfume. O índice de fragrância presente no produto é que vai determinar se dentro do vidro há um legítimo parfum ou apenas um aroma gostoso diluído em outros componentes.

Na escala adotada pelos fabricantes, é considerado perfume o produto que concentra de 18% a 20% de fragrância, composição que garante que o cheiro dure até 12 horas no corpo. Outros itens de perfumaria apresentam números menores de concentração de aroma: o deo parfum tem de 15% a 17% e o desodorante colônia de 10% a 14%. Depois deles vêm o spray corporal perfumado, com 5% a 7% de fragrância.

Uma pesquisa feita pela empresa Kantar Panel mostrou que, com o passar dos anos, as mulheres mudaram o gosto quanto à escolha de seus perfumes. Em 2008, 35% preferiam os florais. Hoje, 37% investem nos aromas baseados em frutas. No lado masculino, as fragrâncias amadeiradas seguem liderando a preferência, citadas por 50% dos entrevistados.

A perfumista Veronica Kato, da Natura, lembra que uma mesma fragrância pode apresentar características distintas nas pessoas:

— Cada indivíduo possui seu próprio cheiro, que vem tanto do tipo de pele – oleosa, seca ou normal – como do tipo de alimentação. E é justamente esta característica que torna uma fragrância única.

A especialista salientou que para o perfume durar mais tempo no corpo, o ideal é passá- lo nos locais onde a circulação sanguínea é maior: nuca, atrás da orelha, pulsos, pescoço e dobras do braço. Ela dá a dica:

– A hidratação também influencia na permanência do perfume na pele: quanto mais hidratada, maior a duração do cheiro.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas