Após autorização do prefeito Percival Muniz, a Secretaria Municipal de Saúde está providenciando a aquisição de um novo equipamento de Raio X com maior capacidade para ser instalado no Ceadas, em substituição ao que se encontra avariado. Segundo a Secretária Marildes Ferreira, os orçamentos já foram solicitados e agora o processo passa pelos trâmites exigidos.

“O equipamento que vinha sendo utilizado sofreu avaria em decorrência do número e frequência dos exames que vinham sendo feitos, porque além de Rondonópolis o Ceadas atende também, pacientes encaminhados por mais dezoito municípios da região. O constante uso provocava aquecimento excessivo, que culminou com a avaria”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Marildes Ferreira.

Em atividade normal, o equipamento realizou este ano, 1.575 exames no mês de janeiro; 1.067 em fevereiro, até que houve diminuição para 406 exames em março; para 649 em abril; 442 em maio e 365 exames em junho, contando-se com o apoio dos equipamentos do PA adulto e do PA infantil.

Leia também:  Pátio reconhece problema, mas nega fechamento da Coder

Inicialmente, o problema seria de deficiência de aterramento, que logo foi executado. Mas logo no primeiro exame, após o aterramento, duas placas foram queimadas exigindo a desativação do equipamento, até a aquisição das substitutas. “O equipamento é importado e as placas só chegarão a Rondonópolis, na primeira semana de agosto. Como a demanda é grande, o prefeito Percival nos autorizou a adquirir um equipamento com capacidade maior”, disse Marildes Ferreira, adiantando que tão logo seja consertado o equipamento que está desativado, ele será remanejado para a Policlínica da Vila Itamaraty.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.