Foto: assessoria
Foto: assessoria

Com o fim da temporada de chuvas no Centro-Oeste e a chegada da estiagem, a umidade relativa do ar cai para índices preocupantes. O clima seco traz alguns transtornos para a população, o reflexo é o aumento de atendimentos nos Postos e Centros de Saúde e no Hospital Municipal.

O Diretor Técnico do Hospital Municipal Cleber Júlio Amorim confirma que os atendimentos de pessoas com problemas respiratórios é crescente nesta época do ano. “O clima seco favorece as doenças como amigdalites, faringites, bronquites e pneumonias. Quem já tem certa pré-disposição é potencializada neste período”, disse Cleber.

Uma orientação dada pelo médico é tentar ao máximo umidificar o ambiente, tanto pode ser uma solução mais caseira como bacias cheias de água e toalhas molhadas espalhadas pelo quarto ou umidificadores elétricos. “Além de umidificar os quartos, as pessoas devem, no caso de possuírem ar condicionado, fazer uma limpeza semanal dos filtros do equipamento. As pessoas também devem se hidratar ainda mais com este tempo seco, com sucos, chás e a própria água”, orientou.

Leia também:  Por determinação contratual, serviço tem novas tarifas

A preocupação deve ser ainda maior com idosos e crianças, pois segundo Cleber Amorim, estas faixas etárias são mais suscetíveis devido à baixa imunidade. “Os adultos acabam sempre se queixando caso tenham algum desconforto, já as crianças mais novas não conseguem dizer o que sentem e devem ser observadas, se mudarem o comportamento”.

NÍVEIS DE ATENDIMENTO

O Diretor Técnico do Hospital Cleber Amorim faz mais uma orientação aos que precisam de atendimento pela Rede Municipal de Saúde.

Caso a pessoa esteja com uma febre leve, tosse e coriza. Ela poderá procurar a unidade mais próxima do PSF ou um Centro de Saúde.

Já para casos de falta de ar, febre e tosse persistentes a orientação é se dirigir até o Pronto Atendimento.

Leia também:  Novas imagens mostram que camionete estava em alta velocidade
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.