Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Confira os mitos e verdades sobre mastectomia
SAúDE E BEM-ESTAR

Confira os mitos e verdades sobre mastectomia

A mastectomia é indicada em casos de câncer de mama

Fonte: Da redação com Mundo das Tribos
VIA

A mastectomia é a remoção da mama feita através de uma cirurgia indicada para mulheres diagnosticadas com câncer de mama, mas ela pode ser preventiva, ou seja, ser realizada para reduzir o risco da mulher desenvolver um câncer nas mamas. Saiba mais sobre o assunto e confira alguns mitos e verdades.

Divulgação
Divulgação

 

Tipos de mastectomia

A mastectomia é um procedimento que consiste na retirada das mamas. Existem vários tipos de remoção, conheça alguns deles:

1. Mastectomia simples: são retiradas somente as glândulas mamárias e aponeurose no músculo peitoral. Ela é indicada em casos de câncer descoberto precocemente;

2. Mastectomia preventiva: consiste na retirada das mamas como forma de evitar um câncer. Ela é indicada somente para mulheres que já tiveram a doença em um dos seios ou para aquelas com alto risco de desenvolvimento de câncer;

3. Mastectomia radical: consistem na retirada total da glândula mamária, músculo peitoral e linfonodos na região das axilas. Na mastectomia radical modificada são retiradas glândulas mamárias e lifonodos axilares, o músculo peitoral maior é mantido;

 

Mitos e verdades

1. A mastectomia não deve ser feita por mulheres saudáveis.

Verdade. O procedimento é indicado somente para mulheres que possuem risco de câncer de mama ou que já tenham sofrido com esse problema.

2. A mulher pode fazer reconstrução das mamas

Verdade. A mulher pode fazer a reconstrução da mama através da colocação de implantes de silicone logo após a retirada da mama no mesmo procedimento cirúrgico, mas existem casos onde isso é desaconselhado e a mulher deverá esperar pela liberação do médico para fazer esse procedimento.

3. Após a mastectomia deve ser feita sessões de fisioterapia.

Verdade. Essa técnica irá atuar na imagem corporal da mulher e melhorar os movimentos dos braços, que reduzem os movimentos por causa das cicatrizes cirúrgicas.

4. A mastectomia não é indicada para mulheres em idade fértil

Mito.  A mastectomia pode ser feita em mulheres em idade fértil desde que haja risco de câncer ou que a mulher seja acometida pela doença.

A mastectomia é um procedimento indicado para mulheres com risco de câncer de mama ou aquelas que sofrearam com a doença. As vantagens e desvantagens da mastectomia preventiva são muito grandes, porém só deve ser feita sobre orientação e indicação médica.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas