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Metas, horários e obrigações no trabalho fazem com as pessoas acabem priorizando os prazos e deixem a saúde de lado. Um pesquisa desenvolvida na Universidade de de Queensland, na Austrália, apontou que cada hora que um adulto com mais de 25 anos permanece sentado, sua expectativa de vida é reduzida em 21 minutos. Além deste agravante, a má postura pode ocasionar um série problemas à coluna e membros superiores.

As ocorrências vão desde uma simples lombalgia, caracterizada por dor na região lombar da coluna, ou cervicalgia, identificada como dor na região da coluna cervical. Nos casos mais graves, pode-se encontrar escoliose e hérnia de disco. A primeira é o encurvamento anormal da coluna vertebral, enquanto a conhecida hérnia de disco é a lesão dos discos que compõem a coluna vertebral.

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O fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), explica que o profissional que trabalha muito tempo no computador está sujeito a ficar com a tensão muscular aumentada na região do trapézio e também desenvolver dores cervicais e até de cabeça.

Outra consequência da má postura é o surgimento de DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho) ou LER (lesões por esforços repetitivos), cujos sintomas podem chegar a dores recorrentes, sensação de cansaço persistente e distúrbios do sono. Em casos muito graves, a única solução é o procedimento cirúrgico.

Segundo Martins, a responsabilidade não é só do funcionário. Ele lembra a importância da Norma Regulamentadora 17 (NR17), criada pelo Governo Federal, que visa proporcionar as condições mínimas de conforto físico e mental.

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— A empresa deve providenciar um laudo ergonômico para identificar possíveis postos de trabalho que não estão em conformidade com a NR17 — alerta Martins.

Confira dias do especialista para evitar problemas ocasionados pela má postura:

— Em um escritório é preciso estar atendo à postura durante todo o dia
— É importante escolher a cadeira certa para cada função e biotipo, e também utilizar apoio de pés quando necessário
— O monitor deve estar na altura dos olhos, o teclado e o mouse bem próximos ao colaborador que deve estar sentado perto da mesa de trabalho
— É importante levantar, circular por cinco minutos a cada uma hora trabalhada e sempre praticar alongamentos, ginástica laboral e atividade física.

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