Os exames preventivos femininos devem ser realizados no primeiro ano do início das atividades sexuais da mulher. Foto Ilustrativa
Os exames preventivos femininos devem ser realizados no primeiro ano do início das atividades sexuais da mulher. Foto Ilustrativa

Dados da Secretária Municipal de Saúde apontam que o número de mulheres que realizam exames preventivos me Rondonópolis, no ano de 2012, não chegou a 17 mil.

Por meio dos exames preventivos é possível evitar ou iniciar precocemente o tratamento de doenças como o câncer no colo do útero. O procedimento deve ser realizado anualmente e ou semestralmente se houver alguma alteração.

Em Rondonópolis, na rede pública, foram realizados no ano passado 16.769 exames preventivos e desses 717 apresentaram algum tipo de alteração. A secretaria também registrou o óbito de 11 mulheres por doenças na região genital feminina, sendo sete por câncer no colo do útero.

De acordo com a gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Eliane Ormund, o número é satisfatório, pois a meta era vacinar 80% de um público de aproximadamente 20 mil mulheres e ressaltou que nestes dados da secretaria, de quase 17 mil, não estão inclusos os preventivos realizados por meio de planos se saúde ou particulares.

Leia também:  Chuva e vento fortes provocam estragos em Rondonópolis

Contudo a gerente ressaltou que esses dados só foram obtidos em razão das ações e buscas ativas nas unidades de saúde, pois infelizmente muitas mulheres banalizam a importância do exame preventivo e não procuram atendimento regularmente, a prova disso são foram os sete óbitos por câncer no colo do útero que poderiam de evitados com exame preventivo.

Os exames preventivos femininos devem ser realizados no primeiro ano do início das atividades sexuais da mulher. O Ministério da Saúde orienta que os preventivos sejam intensificados principalmente com as mulheres de 25 a 64 anos.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.