Agora MT Cidades Cuiabá MPT atua para impedir criação de "lista suja" no futebol de Mato...
CUIABá

MPT atua para impedir criação de “lista suja” no futebol de Mato Grosso

Fonte: Da redação com assessoria
VIA

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Mato Grosso instaurou, nesta segunda-feira (15), inquérito civil contra o Mixto Esporte Clube, um dos times mais tradicionais do Estado, para investigar denúncia de que o time de futebol pretende convocar equipes de Cuiabá e do interior para firmarem um pacto pela não contratação de jogadores que já acionaram as agremiações na Justiça do Trabalho.

A declaração foi dada pelo dirigente do time, o ex-secretário de Fazenda do Estado de Mato Grosso, Éder Moraes, e repercutiu na imprensa. Moraes será notificado a comparecer a uma audiência administrativa na sede do MPT, em Cuiabá, para prestar esclarecimentos. A conduta de elaborar “lista suja” para restringir o acesso ao emprego é veementemente vedada pela Constitui ção Federal de 1988, que proíbe qualquer forma de discriminação nas relações de trabalho.

Segundo a procuradora do Trabalho que conduz o inquérito, Marcela Monteiro Dória, caso confirmada a ameaça noticiada, a irregularidade consubstanciará verdadeiro atentado ao Estado Democrático de Direito, já que o pleno e livre acesso à justiça, para prevenir ou reparar uma lesão a direito, é a expressão máxima do exercício da cidadania.

“Se constatada a veracidade das denúncias, o Mixto Esporte Clube estará violando uma série de princípios constitucionais, como o princípio da não-discriminação, do direito ao trabalho e da dignidade da pessoa humana, os direitos de cidadania e do acesso à justiça. Além disso, estará violando os princípios informadores da ordem econômica e social, que valorizam o trabalho humano como forma de assegurar a todos uma existência digna”, explica a procuradora.

O Mixto Esporte Clube foi fundado em 20 de maio de 1934. Éder Moraes assumiu a presidência do time em 17 de junho deste ano, após renúncia do ex-técnico e professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Hélio Machado.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas