presosMato Grosso é o 7º estado brasileiro com a maior média de presos por grupo de 100 mil habitantes do país. Segundo dados divulgados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), são 349,8 detentos para cada 100 mil pessoas no Estado. A média nacional é de 287,3 indivíduos para cada grupo de 100 mil. A localidade brasileira com a maior média é Mato Grosso do Sul, que conta com 496,8 presos para cada 100 mil habitantes. O balanço foi divulgado pelo Ministério da Justiça e contempla as estatísticas de dezembro de 2012, contagem mais recente sobre o sistema prisional do país.

Para o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e coordenador do Núcleo Interinstitucional de Estudos sobre Violência Pública e Cidadania (Nievci), Naldson Ramos da Costa, as principais justificativas para o alto índice no Estado é a reincidência dos presos e a ausência de políticas públicas voltadas para o sistema prisional.

Leia também:  Jet Ski é recuperado e dois são detidos após golpe

Segundo ele, atualmente em Mato Grosso 7 em cada 10 presos retornam para as cadeias e presídios estaduais devido à prática constante de crimes. “Os dados mostram claramente que a prisão de pessoas no atual modelo de sistema prisional não recupera quem cometeu algum delito. A prisão não é a saída para que haja melhoria social no Estado e também no país”.

Ramos destaca que as prisões deveriam ser aplicadas apenas em casos graves, como crimes contra a vida e de atentado ao patrimônio.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.