Uma onda de 16 atentados coordenados com carros-bomba atingiu na manhã desta segunda-feira (29) o Iraque, deixando pelo menos 40 mortos e cerca de 190 feridos, informaram fontes policiais e médicas.

A maioria dos atentados, que começaram às 7h locais, estavam dirigidos contra a comunidade xiita do país.

Em Bagdá, dez carros-bomba explodiram em oito bairros diferentes, dos quais ao menos seis eram de maioria xiita, e deixaram cerca de 30 mortos e mais de 130 feridos.

Outro carro-bomba explodiu em Mahmudiya, a 30 quilômetros ao sul da capital, matando ao menos duas pessoas e ferindo outras 25.
Em Kur, uma cidade de maioria xiita a 160 quilômetros ao sul de Bagdá, ao menos cinco pessoas morreram e 35 ficaram feridas na explosão de dois carros-bomba.

Leia também:  Veja como os terroristas agiram no ataque em Londres

Por outro lado, ao menos duas pessoas faleceram e dezenas ficaram feridas pela explosão de dois carros-bomba em Samawa, outra cidade xiita situada a 280 quilômetros ao sul de Bagdá.

Outro carro-bomba explodiu em Basra, cidade portuária do sul do país também de maioria xiita, deixando um morto e seis feridos.

Desde o início de julho, a violência deixou mais de 760 mortos, o que eleva a mais de 3.000 o balanço desde o início do ano, segundo um balanço estabelecido pela AFP.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.