Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Pular café da manhã aumenta risco de infarto nos homens
SAúDE E BEM-ESTAR

Pular café da manhã aumenta risco de infarto nos homens

Não fazer a refeição também pode levar a obesidade, pressão alta, colesterol e diabetes

Fonte: AFP
VIA

Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Os homens que não tomam café da manhã têm maior risco de sofrer um ataque cardíaco, revelou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira nos Estados Unidos.

Um estudo com quase 27 mil homens mostrou que aqueles que não comiam nada pela manhã tinham 27% mais chances de ter um ataque do coração, ou morrer por doença coronária, do que os que fazem o desjejum. Os homens, entre 45 e 82 anos, participaram de uma pesquisa sobre alimentação, que registrou resultados de saúde de 1992 a 2008.

Segundo o estudo, os homens que não fazem a primeira refeição tendem a ser mais jovens e a ter “mais probabilidades de serem fumantes, trabalham em tempo integral, são solteiros, menos ativos fisicamente e mais consumidores de álcool” do que o restante.

— Pular o café da manhã pode levar a um ou mais fatores de risco, como obesidade, pressão arterial alta, colesterol alto e diabetes, que, por sua vez, podem levar (com o tempo) a um ataque cardíaco — disse Leah Cahill, principal autor do estudo e pesquisador da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

Os homens que disseram tomar café da manhã também comiam mais por dia do que os que tinham o hábito contrário, o que sugere que as pessoas que omitem a primeira refeição não compensam mais tarde.

No estudo, 97% dos homens que participaram eram brancos e de ascendência europeia. Segundo os pesquisadores, os resultados podem ser aplicados a outras origens.

— Não se deve pular o café da manhã. Tomar café está associado a um menor risco de ataque cardíaco — afirmou Cahill.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas